Mapa do Site

Soledade, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone 0800 649 6549 | (54) 3381-9000

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 21 de Janeiro de 2020

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PEDE AGILIDADE E PRIORIDADE NA INSTALAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DE LED NO MUNICÍPIO

Nesta segunda-feira, 20/01, a prefeita em exercício, Marilda Borges Corbelini, esteve em reunião com o supervisor de operações, Davi Lima, da empresa Quark Engenharia, vencedora da licitação realizada através do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí - COMAJA. A Quark é a empresa responsável pela aquisição e instalação de luminárias LED, com o objetivo da modernização na iluminação pública. Na ocasião, Marilda solicitou uma prestação de contas do trabalho realizado pela empresa e questionou sobre o prazo para o término dos trabalhos. Marilda ainda solicitou que fosse dada prioridade a troca das luminárias nas ruas com maior número de lâmpadas queimadas, por questão de segurança da própria população. Davi Lima, ponderou sobre as dificuldades enfrentadas para a substituição das luminárias, mas se comprometeu a colocar mais uma equipe de trabalho, a partir de quinta-feira (23/01), com o objetivo de agilizar a substituição das luminárias. “Nossa previsão é que até o final do mês de abril todas as ruas da cidade já tenham recebido a nova iluminação”, afirmou Davi. Até o presente momento já são mais de 900 luminárias LED instaladas em diversos pontos da cidade, sendo que inicialmente o projeto deve contemplar toda a área urbana do Município, onde ocorrerá a troca de 100% das atuais luminárias de sódio (3.257 pontos/lâmpadas), por luminárias de lâmpadas pelo sistema LED. “Soledade estará entre os poucos municípios do país, com o que tem de melhor em tecnologia para iluminação pública”, concluiu a prefeita em exercício, Marilda Borges Corbelini. A prefeita Marilda, ressaltou também, a permanência do valor já cobrado para iluminação pública, apesar da substituição de mais de 3 mil lâmpadas, a população não pagará nada a mais por isso. Dentre os benefícios deste projeto, destaca-se a qualidade, o aumento da luminosidade, aumento da uniformidade da luz, economia de energia em torno de 50% e economia na manutenção em média de 80%; consequentemente, o aumento da segurança, garantindo maior visibilidade no período noturno. Através da colocação das lâmpadas LED, a fatura a pagar mensalmente pelo município terá drástica redução, uma vez que esta diferença (economia) servirá para o pagamento do investimento feito na modernização da iluminação pública.

Portal atualizado em: 03/02/2023 10:56:33