Educação - Quinta-feira, 15 de Agosto de 2019

EDUCAÇÃO E SAÚDE

As ESF, Estratégia Saúde da Família, buscam promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, com atenção integral, e contínua. A ESF Missões, de Soledade vem realizando um projeto de trabalho preventivo, a partir da aproximação da escola ao próprio ESF. As turmas iniciais das escolas do bairro, visitam a ESF Missões onde conhecem de perto cada setor que o posto atende, bem como seus profissionais e o modelo de trabalho, a fim de que entendam a função de cada um, e sua importância. A visita inicia com a higienização correta das mãos, reforçando a importância da mesma; em seguida, os alunos passam para as visitas nas salas, acompanhadas dos profissionais, estes, abertos a questionamentos e dúvidas. As crianças passam pela sala de vacinação, onde se apresenta o calendário vacinal; pelo consultório dentário, onde o dentista responsável apresenta a Saúde Bucal para crianças; sala de atendimentos, onde se faz a simulação de curativos, por exemplo. Logo após, os alunos são apresentados a vídeos e explicações quanto à: Pirâmide alimentar, Pirâmide de atividade física para infância, Atividades habituais, Higiene pessoal, Reciclagem; ministradas pelos profissionais da ESF. Além disso, levam uma cartilha onde se reforça para a família essas informações, e levam ainda suas medições de peso e altura. De acordo com o Secretário da Sáude, Diego Vidaletti, esse projeto além de aproximar as crianças e potencializar a conscientização, almeja que a criança não tenha medo dos procedimentos, não tenha medo de injeções, curativos, ou medo do dentista por exemplo. A equipe que compõe o ESF Missões têm como Enfermeira Responsável, Betine Vilasboas Frandolozo, Técnica de Enfermagem, Juciele Mentes Pinheiro, Digitadora, Tainara Roggia, Agentes Comunitárias de Saúde, Ana Lúcia Turela, Andriele Luciane Rodrigues, Graziane dos Santos de Paula, Greice Valendroff, Auxiliar de Serviço Gerais, Zulmira dos Santos, Dentista, Willian Dalbosco, Técnico em Saúde Bucal, Patrícia Possa Pena, Médico Dr. Juliano Cogo Machado, Pedriatra, Maria Solange Soveral Daviz, Médico Ginecologista, Carlos Roberto Espírito Santo, e Psicóloga, Liliana R Grandin. Mais informações quanto ao projeto, e demais dúvidas, pelo telefone (54) 3381-3788. O horário de atendimento, da ESF Missões é: de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 11h30min, e no turno da tarde da 13h às 17h.