Administração - Quarta-feira, 24 de Julho de 2019

VICE-PREFEITA ASSUME A COORDENAÇÃO DA REGIÃO TURÍSTICA DO ALTO DA SERRA DO BOTUCARAÍ

O turismo na Região do Alto da Serra do Botucaraí vem sendo estruturado e trabalhado intensamente desde 2017. O Programa de Regionalização do Turismo, apresenta uma série de critérios, compromissos e recomendações aos municípios que tem interesse na criação de Rotas Turísticas Oficiais, e inclusas no mapa do turismo brasileiro. Nesta semana, a vice-prefeita e secretária de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Soledade, Marilda Borges Corbelini, tomou posse como coordenadora titular do Cômite de Turismo, da Região Turística do Alto da Serra do Botucaraí. O próximo passo dentro dos compromissos impostos pelo Ministério de Turismo, é a elaboração de um planejamento estratégico regional de turismo. Os municípios que farão parte da Rota Turística do Alto da Serra do Botucaraí são Gramado Xavier, Nicolau Vergueiro, Barros Cassal, Ibirapuitã, Mormaço, Fontoura Xavier, São José do Herval e Soledade. A Vice-Prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini salienta que não faltam exemplos de rotas turísticas de sucesso no Estado e que a região de Soledade tem um grande potencial a ser explorado, evidenciando as potencialidades de cada município. PROJETO DE LEI É APROVADO No início do mês de julho, durante sessão extraordinária a Câmara de Vereadores de Soledade, aprovou o projeto de Lei nº 54/2019 que institui o Conselho Municipal do Turismo e cria o Fundo Municipal do Turismo em Soledade. Projeto este que viabiliza a criação da governança regional da rota turística do Alto da Serra do Botucaraí. CONSELHO MUNICIPAL DO TURISMO - COMTUR No dia, 15/07, a fim de fortalecer o trabalho no turismo em Soledade, o Conselho Municipal do Turismo (Comtur) realizou uma reunião com novos membros e eleição de sua diretoria no salão Adão Martins de Freitas. A reunião abordou quanto as potencialidades de Soledade para o turismo; o frio? as pedras? o interior? o quê explorar? A Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Soledade já vem fazendo um mapeamento de todas as possibilidades turísticas no município. O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, salientou a importância de enrijecer o Comtur através de pessoas competentes e dedicadas em fazer de Soledade, cada vez mais um ponto turístico no norte do estado. COMITÊ REGIONAL DE TURISMO É CRIADO EM REUNIÃO DA AMASBI Na última semana, no dia 16/07, a Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi, realizou mais uma reunião, que aconteceu no Auditório Ivo José Stein da Prefeitura Municipal de Soledade; o encontro teve diversas pautas de interesse dos municípios da região, dentre eles, a demanda na área do turismo. A Região Turística do Alto da Serra do Botucaraí entrou em discussão com a necessidade de criação e instalação da Instância de Governança Regional – IGR, vinculada a Amasbi. O IGR- Comitê de Turismo, ficou composto por Marilda Borges Corbelini – Vice-Prefeita de Soledade como coordenadora titular, e Simone Machado Schroeder de Mormaço como suplente. A IGR tem como missão representar, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, a região do Botucaraí na atualização do Mapa Turístico Brasileiro. As tratativas para a criação efetiva da Rota já estão sendo desenvolvidas; além disso, o Conselho Municipal de Turismo será também um órgão de assessoramento, sugerirá ações voltadas ao turismo de Soledade, divulgará o mesmo, e já vem estudando a fundo o turismo destas terras.