Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 05 de Julho de 2019

SOLEDADE SE DESTACA NA PRODUÇÃO LEITEIRA

A Coagrisol Cooperativa Agroindustrial organizou na quarta-feira, 03/07, a segunda edição do Simpósio da Cadeia Produtiva do Leite. Realizado no auditório da cooperativa, em Soledade, o evento contou com a presença de mais de 300 produtores de diversos municípios da área de atuação da organização, tendo como foco, levar conhecimento aos cooperados, potencializar negócios e mostrar o trabalho da Cooperativa. A atividade contou com palestras técnicas, e também com uma rodada de negócios. Durante o Simpósio, a Coagrisol, entregou aos municípios, um reconhecimento simbólico referente ao volume de produção de leite no ano de 2018. A Coagrisol e a CCGL tem um diferencial de retorno ao valor do ICMS, fruto de um convênio realizado há muitos anos, onde após a industrialização, o valor de incremento no ICMS pela venda deste leite é retornado aos municípios de origem. Na área de laticínios no Rio Grande do Sul, a empresa, CCGL é a única a fazer esse rateio. Portanto, o leite industrializado que a CCGL vende, produzido nos municípios das Cooperativas, o retorno volta pra lá, já o leite que outros laticínios compram, o valor vai para o município sede da fábrica. Neste sentido, o presidente, José Luiz Leite dos Santos, apresentou uma tabela de retorno referente ao incremento no imposto ICMS devido à industrialização do leite realizada pela Cooperativa Central Gaúcha – CCGL, em Cruz Alta. Para os cofres públicos do município de Soledade retornaram o valor de R$ 1.889.139,34, considerando na região, 0,94% da produção leiteira.