Saúde - Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

CAPS DE SOLEDADE SERÁ CONTEMPLADO COM R$ 340 MIL PARA CUSTEIO E MANUTENÇÃO

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, é uma instituição destinada a acolher pacientes com transtornos mentais graves e dependência química, buscando estimular sua integração social e familiar, seu desenvolvimento e autonomia, através de cuidado multiprofissional. O CAPS é um serviço que funciona “de portas abertas”, ou seja, acolhe o usuário que chega, escutando seu sofrimento, sendo que todos os trabalhadores do serviço são preparados para realizar esse acolhimento. Após avaliação, cada usuário do CAPS recebe um projeto terapêutico individual, isto é, um conjunto de atendimentos que respeite sua individualidade e particularidades, proporcionando a expressão de seus sentimentos e alívio do sofrimento. O município de Soledade conta com o CAPS I, atendendo aproximadamente 180 pacientes, dentre eles os intensivos, semi-intensivos e não intensivos. A equipe multiprofissional está composta por: 2 Psicólogas, 1 Assistente Social, 1 Enfermeira, 1 Médico psiquiatra, 3 Oficineiros, 1 Secretária, 1 Cozinheira e 1 Atividades Gerais. Esta equipe realiza a oferta dos serviços em saúde mental semanalmente, como atendimentos individuais e grupais, consultas médicas, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimento familiar e encaminhamentos para outros serviços quando necessário. O CAPS em nosso município é denominado DOIDOS PELA VIDA, pois é este nosso objetivo maior: despertar a alegria de viver, sem rotulações, punições ou isolamento. Buscamos promover nos pacientes e em seu núcleo familiar a compreensão sobre a doença, para que todo cuidado necessário possa ser realizado em liberdade, convivendo de forma saudável com toda sociedade. Quase 3 anos com este trabalho sendo custeado pelo munícipio, tivemos toda responsabilidade de manter a produção e realizar as adequações exigidas pelo Ministério da Saúde. Enfim foi publicado no diário oficial, neste mês de maio, a aprovação do repasse do valor em torno de R$ 340mil / ano para custeio e manutenção deste serviço, sendo o único e o primeiro na 19ª região em saúde.