Obras - Quinta-feira, 21 de Março de 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA BUSCA SOLUCIONAR ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO INTERIOR

Segundo o secretário da pasta, dificuldades financeiras e excesso de trabalho atrapalham abastecimento. Algumas famílias de Soledade enfrentam, problemas no fornecimento de água em seus lares, no interior do município. A Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, vem trabalhando, segundo o responsável, Juarez Moraes, para solucionar os problemas enfrentados. Para Juarez, esta não é somente uma preocupação do secretário, e sim uma preocupação de toda a Administração Municipal. Conforme o secretário, na última semana, alguns moradores do São Tomé foram até a Secretaria para reivindicar o abastecimento daquela comunidade. A partir disso, foi feito um levantamento onde constatou-se que aproximadamente 20 famílias não dispõem de água canalizadas em sua residência. "São famílias pegando água de rios, açudes, sem nenhuma filtragem. Isso é questão de saúde pública. Por isso nós fizemos uma reunião lá no São Jorge (São Tomé), com a presença da vice-prefeita Marilda e demais lideranças para conversar com os moradores e firmamos um compromisso com eles de que nós tomaríamos todas as providências para que, dentro de 15 dias, no máximo, tenha o abastecimento de água para todas estas famílias", destacou. Ainda de acordo com o secretário, as medidas serão tomadas com a maior brevidade possível, sem esperar por projetos de governos federal e estadual, já que entra ano e sai ano e não se têm novidades. "Faremos isso apesar de todas as dificuldades, mas se deixará de fazer outras ações para dar essa prioridade para aquela comunidade", contou Juarez. Quanto às obras, está prevista uma extensão na rede de água já existente para estas 20 famílias. Ao todo, aproximadamente 4 mil metros de rede será estendida para que a água chegue até a casa dessas pessoas. Depois de São Tomé, a prefeitura deverá ir para São Lucas onde o desafio é maior. São quase 5 mil metros de rede para ser feita a extensão e aproximadamente 45 famílias. "São serviços pontuais, mas de grande importância para Soledade", finalizou. Até a metade do ano é aguardado um investimento para que a comunidade da Boa União possa ser contemplada. Outros problemas mais pontuais como Capão Rico e Macieira que deverão ser resolvidos nas próximas semanas. Outro problema que o município vem enfrentando é na localidade do Pinhal. Diariamente, segundo Juarez, são levados de um a três caminhões-pipa carregados de água para a comunidade a fim de suprir a necessidade dos moradores.