Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

IBGE APRESENTA NÚMEROS DO CENSO AGROPECUÁRIO EM SOLEDADE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da subárea de Soledade, agência de Passo Fundo, apresentou os números relativos ao Censo Agropecuário de 2017 em Soledade. Embora preliminares, os números mostraram o trabalho feito pelo IBGE em 1.355 estabelecimentos agropecuários do município. Conforme Jorge Bilhar, coordenador da subárea de Soledade, há uma diferença em relação a propriedade rurais e estabelecimentos agropecuários, objetos do estudo. "Nós não queremos saber quantas propriedades têm, mas sim, quantos locais são utilizados para a agropecuária, seja em lavouras ou em pecuária", destacou. Os números apresentados foram contabilizados em 1.355 estabelecimentos agropecuários, destes, 584 possuem menos de 10 hectares de terras; 434 de 10 a 50 hectares, 110 de 50 a 100 hectares e 227 mais de 100 hectares. Dos 95 mil hectares, 45 mil são em lavouras; 30 mil para pastagens; 16 mil em matas e 3 mil em outras áreas, não especificadas nas informações preliminares. Soja em grão é o que mais demanda de área plantada em Soledade, segundo o IBGE, com 40 mil hectares, seguido de trigo em grão com 2 mil hectares. Conforme os dados apresentados, Soledade conta com 350 mil galinhas, galos, frangos ou patos e 41 mil bovinos. Outra informação que surpreendeu, foi o número de produção de leite em Soledade. Com 451 estabelecimentos agropecuários em Soledade e 2.774 vacas ordenhadas, foi avaliado no período de coleta, o número de 9 milhões de litros de leite. Os números são referentes ao período de 2 de outubro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018, período em que os recenseadores realizaram a coleta. Além disso, uma revisão foi feita até o início do mês de junho. Os dados oficiais e definitivos devem ser divulgados futuramente.