Saúde - Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

AMASBI sedia interiorização da FAMURS durante a Expomormaço

Lideranças dos municípios que compõem os municípios do Alto da Serra do Botucaraí receberam nesta quinta-feira, 18/11, prefeitos de toda região e a comitiva da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs para uma reunião ordinária da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi e também o terceiro encontro Famurs pelo Rio Grande. Com a recepção do prefeito de Mormaço, Rodrigo Jacoby Trindade, do presidente da AMASBI e prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, e do presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira. No encontro, o presidente da Famurs apresentou ações da entidade, que objetivam a defesa do municipalismo e a luta por mais autonomia administrativa. No relato do presidente esteve um forte desabafo sobre o momento de dificuldades que as prefeituras enfrentam, cada dia com mais responsabilidades e com menos recursos para atender as necessidades da população. Salmo ainda elogiou o trabalho dos prefeitos do Alto da Serra do Botucaraí. “Aqui ninguém é político profissional, somos sim homens e mulheres abnegados em trabalhar pelo nosso povo, que é o maior bem de cada município e para isso precisamos de autonomia, pois a União fica com os recursos e os municípios com as obrigações”, enfatizou o dirigente municipalista. De acordo com dados da Famurs, 56% das prefeituras terão dificuldades para fechamento das contas de 2017. Em sua fala, o presidente da Amasbi e prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, falou do momento de dificuldades que os municípios enfrentam e comemorou a interiorização da Famurs, pois é momento de aproximação entre a entidade e os prefeitos, que com isso propicia debate e definições que auxiliam às administrações municipais. De igual forma, o gestor parabenizou o município de Mormaço pela realização da Expomormaço. Para Cattaneo, mesmo em dificuldades financeiras, está no DNA dos governos do Alto da Serra do Botucaraí o apoio às iniciativas empreendedoras e que mostram as potencialidades dos municípios. Para o prefeito anfitrião, Rodrigo Jacoby Trindade, a realização do encontro regional da Famurs em Mormaço, ao possibilitar a discussão de temas relevantes à gestão pública, engrandeceu o município. Ele considera que o ato é a comprovação de que a Expomormaço é feira de negócios e de debate sobre o desenvolvimento local e regional. Presenças Ainda na reunião, houve apresentação institucional da unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, Unidade Soledade e também de representantes do Hospital de Caridade Frei Clemente, que falaram sobre a situação da casa de saúde. O encontro ainda contou com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes de deputados e da equipe técnica da Federação. Após a reunião, as lideranças participaram da abertura oficial da Expomormaço.