Obras - Segunda-feira, 11 de Abril de 2016

Aprovado o Projeto de lei que confirma a Instalação da Empresa SOMAVE AGROINDUSTRIAL LTDA em Soledade

Após dois anos de inúmeras reuniões e tratativas entre o município e a empresa, na noite dessa segunda-feira, dia 11/04, foi aprovado na Câmara de Vereadores de Soledade, por unanimidade, o projeto de lei nº 30/2016 que visa conceder incentivo para a instalação da empresa de abate de aves SOMAVE AGROINDUSTRIAL LTDA, em Soledade. A SOMAVE AGROINDÚSTRIA LTDA fica no Noroeste do Paraná, em Cidade Gaúcha, onde trabalha desde 2008, abatendo 40 mil aves por dia em sua matriz. São 359 funcionários na matriz e na SW, empresa de abate filial localizada em Indianópolis/PR, 95 empregos diretos abatendo 15 mil aves dia. A SOMAVE AGROINDUSTRIAL LTDA prevê um investimento inicial num valor ilustrativo de R$ 5,5 milhões, podendo ser investido mais, devido ao alto custo para a sua instalação, uma vez que para cumprimento das leis ambientais necessita-se de investimento em tecnologia de ponta. A área de instalação, já comprada pela empresa, formalizando assim seu primeiro investimento, está localizada às margens da RS 332, Km 108, na comunidade de Passo dos Ladrões, e representa uma área de cerca de 10 hectares, avaliados em R$ 500 mil. Em Soledade, empresa de abate de aves projeta para o ano de 2017 a geração de 100 empregos diretos e faturamento de R$ 17.633.023,00 (dezessete milhões e seiscentos e trinta e três mil e vinte e três reais). Para o ano de 2018 serão 110 empregos diretos e faturamento de R$ 29.094.483,00 (vinte e nove milhões e noventa e quatro mil e quatrocentos e oitenta e três reais), e para o ano de 2019, de 120 empregos e faturamento de R$ 32.003.931,00 (trinta e dois milhões e três mil e novecentos e trinta e um reais). Em impostos, a projeção é de em 2021, R$ 4,7 milhões gerados para o município. O Projeto aprovado pelo legislativo de Soledade concede incentivos por parte do município de até R$ 550 mil, em parcelas mensais de no máximo R$ 55 mil cada, a serem liberadas parceladamente conforme a aprovação da prestação de contas do valor dispendido e consecutivo andamento das obras de instalação. Com a instalação da empresa SOMAVE, em nosso município, Soledade passa a se inserir numa nova atividade, gerando mudança na matriz produtiva, uma vez que o ramo de abate de frangos encontra-se em franca expansão para o abastecimento tanto do mercado interno, quanto do mercado externo.