Esportes e Recreação - Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013

Comenda Botucaraí foi entregue ao jogador soledadense de futebol Fábio Rochemback

a noite de quarta, dia 18 de dezembro, a Câmara Municipal de Soledade entregou a Comenda Botucaraí para o atleta Fábio Rochemback, honraria esta conferida a personalidades que tenham prestado serviços ou que tragam notáveis benefícios ao Município, ou ainda, que tenham postos de destaque em âmbito estadual, nacional, e neste caso, internacional. A proposta da homenagem para o craque de bola Fábio, foi de Jane Maria Ottoni, quando esteve exercendo titularidade na casa legislativa. Fábio iniciou sua carreira nos gramados soledadenses, e como destacou o Prefeito Cattaneo jogou no Internacional, no Grêmio, na Seleção Brasileira, no Barcelona, entre outros grandes times, mas nunca deixou de voltar para Soledade. Levou o nome do Município internacionalmente em todos os momentos de seu caminho, conduzindo consigo no peito o orgulho de ser soledadense. Jane Maria Ottoni, proponente da homenagem leu uma bela homenagem para Fábio, que também é seu sobrinho, da qual aqui se encontra na íntegra: “Simplesmente Biro! Era uma vez, um garotinho franzino de vasta cabeleira encaracolada que nunca se separava da maior e melhor amiga, a bola, que era por ele tratada carinhosamente, contando com a cumplicidade do velho kichute, que protegia seus pés habilidosos. O tempo passou, o garoto cresceu, a amizade se consolidou, o entrosamento se aperfeiçoou e, surgiu uma estrela, sem vaidades. Simples assim, mas fulgurante. Fábio, por tua competência aliada ao dom que tens, chegou a Seleção Brasileira, defendeste outros clubes pelo mundo a fora, foste capitão tricolor, e em cada gramado que pisaste, deixaste lá o teu suor, fruto do teu trabalho e também a tua marca registrada: a garra. Te tornastes ao longo dos anos cidadão do mundo, porém, jamais esqueceste tuas raízes. Continuas o mesmo Biro dos campinhos, das peladas, do pampeiro, de Soledade, tua terra, que amas como poucos e que com muito orgulho tornou-a conhecida “além-mar”. Conservas ainda, junto com teu sorriso tímido, a humildade, virtude está, só encontrado em seres iluminados por Deus. Nós que somos a tua família, e neste momento não posso deixar de me referir a duas pessoas: a tua avó materna e o teu Tio Airton. A vó Lemoa a tua mais fiel torcedora e o Tio Airton um dos maiores incentivadores da tua carreira, eles sempre tiveram a certeza de que chegarias onde estás hoje. Não puderam acompanhar fisicamente tua carreira, as tuas conquistas, mas temos a certeza de que em todos os gramados que pisastes lá eles estavam, torcendo, vibrando e porque não dizer brigando e xingando para que você pudesse brilhar. Nos sentimos imensamente felizes por fazermos parte da tua história, uma linda história construída com dignidade, amor, garra e alegrias. Muitas alegrias e por hoje estarmos aqui onde recebes esta honraria, A COMENDA BOTUCARAÍ, em reconhecimento a tudo que fizeste pela comunidade Soledadense, principalmente no esporte, onde é exemplo, referência, para muitas crianças e adolescentes. Nosso desejo é de que brilhes cada vez mais, mas principalmente, que sejas feliz, sempre! Parabéns”! Fábio Rochemback finalizou destacando que de muitas homenagens que recebeu durante sua trajetória esta foi sem dúvida uma das mais importantes, e que este troféu ficará guardado em primeiro plano, visto que em muitos lugares por onde passa ele não é conhecido como Fábio e sim como Soledade, fazendo com que a Comenda Botucaraí seja motivo de orgulho e felicidade para ele, que após anos de carreira esta tendo este reconhecimento e acolhimento da sua própria comunidade.