Desenvolvimento Econômico - Terça-feira, 27 de Setembro de 2011

Município busca convênio com o programa de microcrédito do Governo Estadual

Município busca convênio com o programa de microcrédito do Governo Estadual O Prefeito Gelson Renato Cainelli e o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo Carlos Alberto Rocha, foram recebidos em audiência na Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresas pelo Secretário Maurício Dziedricki, onde trataram sobre o convênio a ser firmado entre o Município de Soledade e o Estado do RS para formalização do Programa de Microcrédito-RS. O Programa Microcrédito RS foi lançado em 18/08/2011, e concederá investimentos exclusivamente aos microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), com empréstimos entre R$ 300,00 e R$ 15.000,00, e juros de 8% ao ano. O Município integrará o programa cedendo um funcionário que será o Agente de Oportunidade e de Intermediação, sendo que na seqüencia deverá ser encaminhado um projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para autorização legislativa de adesão ao convênio com o BANRISUL, o que ocorrerá em breve. O objetivo do Programa a ser implantado no Município é a geração de emprego, renda e correção das disparidades econômicas, estando previsto crédito para capital de giro e fixo, investimentos como compras e reformas. Segundos dados fornecidos pelo Secretário Maurício, 99,3% das empresas no Estado são MEI-ME-EPP, que representam 26% do PIB gaúcho e concedem 70% de empregos, e 37 municípios já integram o programa. A Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Soledade já tem um funcionário designado, treinado pelo SEBRAE, para efetuar os registros e conceder orientação aos interessados em se regularizarem no MEI, pois para fazer este registro os escritórios de contabilidade não podem cobrar, conforme a legislação própria, sendo este um serviço social a fim de promover o desenvolvimento da comunidade.  A audiência ocorreu na sexta-feira (16), e foi agendado pelo Vice-Presidente do BANRISUL, FLÁVIO LAMEL, e também teve a presença, além do Prefeito Cainelli, do Secretário Beto Rocha, de Leonel Gonçalves representando a APPESOL (Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade). Fonte: Sec. Ind e Comercio. Elias Sales.