SMECD reúne educadores e comunidade para organizar a programação da Semana da Pátria
Educação - Terça-feira, 24 de Julho de 2012

 Atenta ao calendário cultural e aos costumes cívicos nacionais, a Secretaria  Municipal de Educação, Cultura e Desporto realizou na tarde desta quarta-feira,  dia 18 de julho, a primeira reunião para definir as atividades e a programação  da Semana da Pátria no Município. Participaram do encontro educadores,  representantes de entidades e cidadãos voluntários.
Neste ano o homenageado nacional será José da Silva Paranhos Júnior, o Barão  do Rio Branco. Nascido no dia 20 de abril de 1845, na cidade do Rio de Janeiro,  foi professor, historiador, biógrafo e advogado. Eleito em 1898 para a Academia  Brasileira de Letras, foi o segundo ocupante da cadeira 34. Em 31 de dezembro de  1900 foi nomeado Ministro Plenipotenciário em Berlim e, em 1902, foi convidado  pelo Presidente Rodrigues Alves a assumir a pasta das Relações Exteriores, na  qual permaneceu até a morte, em 1912. Logo no início de sua gestão, atendeu a  questão do Acre, território fronteiriço que a Bolívia pretendia ocupar,  solucionando o embate com o Tratado de Petrópolis. Seu trabalho como Ministro  encerrou velhas disputas que o Brasil mantinha com quase todos os países da  América do Sul. O Barão do Rio Branco já foi retratado como personagem no  cinema, interpretado por J. Silveira no filme “A Vida do Barão do Rio Branco”,  de 1912. Também teve sua efígie impressa nas notas de mil cruzeiros em 1978, que  incorporaram na gíria brasileira o termo “Barão” como sinônimo de Mil.
Já o homenageado estadual será Guido Fernando Mondin. Nascido em Porto Alegre  em maio de 1912, Mondin teve sua carreira política iniciada em 1950, quando foi  eleito Deputado Estadual pelo PRP - Partido da Representação Popular. Em 1954,  foi eleito Suplente de Deputado Federal, tendo assumido entre março e maio de  1956. Antes disso, em 1955, havia sido eleito Vice-Prefeito de Caxias do Sul,  assumindo a Prefeitura nos anos de 1957 e 1958, mesmo ano em que foi eleito  Senador pelo PRP, com o apoio do Partido Trabalhista Brasileiro. Durante o  bipartidarismo, implementado no regime militar, ingressou na Aliança Renovadora  Nacional - ARENA. Foi reeleito Senador em 1966, tendo, durante seu mandato,  participado de diversas comissões. Em 1975, foi nomeado Ministro do Tribunal de  Contas da União pelo Presidente Geisel. De 1978 até sua aposentadoria, em 1982,  presidiu o TCU. Após sua aposentadoria, passou a dedicar-se mais intensamente às  artes, realizando várias exposições. Tornou-se membro da Academia Brasileira de  Artes e Presidente da Associação Rio-grandense de Artes Plásticas.
O tema municipal da Semana da Pátria será “Voluntariado soledadense  cooperando na humanização de nossa terra”.
Na definição da programação do Município ficou acertado que no dia 02 de  setembro será feita a Abertura Oficial da Semana da Pátria e a tradicional  Marcha Cívica, que este ano contará com a participação da nova Banda Municipal  Marcial, além de representações de escolas e pelotão do Exército. Para o dia 07  de setembro estão previstas atividades esportivas e de lazer, junto ao Complexo  Esportivo Municipal.
Para dar sequência à organização da programação, outra reunião será realizada  no dia 07 de agosto, com representantes das escolas municipais e entidades, para  definir as datas para a Guarda do Fogo Simbólico.