ESTADUALIZAÇÃO DA ESTRADA ENTRE SOLEDADE E LAGOÃO É PAUTA DE AUDIÊNCIA NO DAER

gabinete - Terça-feira, 26 de Agosto de 2025


ESTADUALIZAÇÃO DA ESTRADA ENTRE SOLEDADE E LAGOÃO É PAUTA DE AUDIÊNCIA NO DAER

Na manhã desta terça-feira, 26/8, uma comitiva formada por lideranças de Soledade, Barros Cassal e Lagoão esteve na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS), em Porto Alegre, para tratar sobre a estadualização da estrada que liga os municípios.

 

O grupo foi recebido pelo diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, e pelo diretor de Administração e Finanças, Ernesto Eichler. Também participaram da reunião o assessor especial do Governo do Estado, Mateus Wesp; o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo; o vice-prefeito, Jonas Morais; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Eduardo Rotava; os vereadores Gustavo Morais e Douglas Perin; além de representantes da Cotrijal e produtores da região. O prefeito de Lagoão, Nélio Fornari, e o secretário de Administração de Barros Cassal, Neri Guterres, também marcaram presença.

 

Durante a audiência, o diretor do DAER, Luciano Faustino, destacou que a estadualização da via é uma possibilidade concreta, desde que os municípios formalizem o processo. “Isso é um compromisso nosso. O governador Eduardo Leite já colocou os acessos municipais como pauta prioritária. A estadualização tem caminhos que precisam ser concretizados, e o primeiro passo é que os municípios façam os projetos de lei municipal, encaminhando ao DAER para que possamos elaborar a justificativa técnica”, afirmou.

Ele ainda ressaltou que, enquanto o processo de estadualização avança, outras parcerias poderão ser estabelecidas, como a elaboração de convênios e a disponibilização de material fresado para a manutenção do pavimento.

 

O assessor especial do Governo do Estado, Mateus Wesp, reforçou a importância da articulação das administrações municipais. “Os municípios precisam encaminhar projetos de lei às suas câmaras, formalizando o pedido de estadualização ao DAER. Mas, além disso, é fundamental buscar outros programas do Estado, como os editais que destinam recursos para a recuperação de estradas vicinais”, disse.

Já o prefeito Paulo Ricardo Cattaneo avaliou o encontro como positivo e enfatizou a união dos municípios envolvidos. “Nós saímos dessa reunião com uma expectativa muito grande e a esperança de avançar na solução desse problema. Vamos intensificar os esforços das três prefeituras para manter a estrada em melhores condições, encaminhar os projetos necessários e seguir as orientações do DAER. Sabemos que o Governo do Estado e a Secretaria dos Transportes são parceiros da nossa região”, afirmou.

 

A partir dos encaminhamentos da audiência, as Prefeituras de Soledade, Lagoão e Barros Cassal devem preparar projetos de lei municipais para autorizar a estadualização da estrada.

Prefeitura Municipal


Soledade