O Centro Cultural de Soledade foi palco, nos dias 03 e 04 de setembro, do VI Festival de Teatro Apollo, que reuniu grupos locais e regionais em duas categorias: Amador e Estudantil. O evento foi uma realização do Departamento Cultural e teve como objetivo incentivar a produção cultural, valorizar o teatro como forma de expressão artística.
No dia 03 de setembro, foi a vez da categoria Amador, que contou com seis espetáculos. Subiram ao palco as peças Jack Vigarista (Grupo Entre Palcos), Odisseia (Toob Look), Galileu Galilei (Madame Frigidier), Uma Viagem no Tempo (Grupo Municipal de Teatro de Tapera), Hermes do Brasil (Incena Cia Teatral) e Cinto (Sem Nome).
Já no dia 04 de setembro, a categoria Estudantil ganhou destaque, reunindo alunos de diferentes instituições. Foram encenadas as peças A Bruxinha que Era Boa (Grupo Faz Arte Manhã), Arlequim (E.M.E.F. Aníbal Magni, Selbach), O Chiclete (Grupo Meu Nome Não é Roberta), Sequestro Animal (Grupo Faz Arte Tarde) e O Banco da Praça (Linha Curuçú).
As apresentações foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por profissionais da área teatral, que analisaram critérios como originalidade, organização, domínio de técnica, cenário e figurino. Ao final de cada dia, foram anunciados os vencedores, com premiações em troféus e valores em dinheiro para os primeiros colocados, além de reconhecimento individual para atores, atrizes e diretores de destaque.
Para a diretora do Departamento Cultural, Thais Bedin França, o festival cumpriu seu papel de incentivar a cultura e abrir espaço para novos talentos. “O Festival Apollo é mais do que um evento artístico, é um momento de integração e valorização da nossa comunidade. Cada grupo que subiu ao palco trouxe consigo dedicação, criatividade e emoção, mostrando a força da produção cultural de Soledade e região”, destacou.
Premiações:
Categoria Amador
1º lugar – Uma viagem no Tempo, de Tapera
2º lugar – Odisséria, Toob Look, de Soledade
3º lugar – Jack Vigarista, Centro Cultural, de Soledade
Melhor ator protagonista – Gustavo dos Santos Ferreira
Melhor atriz protagonista – Júlia Tomassoni
Melhor ator coadjuvante – Gustavo Ferreira
Melhor atriz coadjuvante – Gabriela Rodrigues Vieira
Melhor diretor – Patrícia Horbach
Categoria Estudantil
1º lugar – Arlequim, de Selbach
2º lugar – A bruxinha que era boa, de Progresso
3º lugar – Sequestro Animal, de Progresso
Melhor ator protagonista – Arthur Diell Magni
Melhor atriz protagonista – Bianca Luiza Minks
Melhor ator coadjuvante – Lorenzo Emanuel Schneider
Melhor atriz coadjuvante – Ana Carolina Portalupi de Oliveira
Melhor diretor – Renan Queirós
Soledade