A Prefeitura de Soledade, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), deu início nesta segunda-feira, 21 de julho, à programação do VII Fórum Regional de Educação de Soledade. Com o tema “Educação Integral e Inclusiva: novos horizontes e caminhos transformadores para uma escola contemporânea”, o evento se estende até quarta-feira, dia 23, e reúne professores, gestores e profissionais da educação.
O Fórum tem como objetivo fomentar a troca de conhecimentos, reflexões e práticas que contribuam para a construção de uma educação mais justa, acolhedora e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes.
Para o prefeito Paulo Cattaneo, investir em formação é investir no futuro. “O Fórum representa o comprometimento de Soledade com uma educação pública de qualidade, que respeita a diversidade, promove a inclusão e prepara nossas crianças e jovens para os desafios do presente e do futuro”, assinala.
A secretária de Educação e Cultura, Silvete Teichmann Gheller, destacou a importância da escuta e da construção coletiva. “O Fórum é mais do que um evento, é um movimento em prol da educação que acolhe, respeita as diferenças e promove oportunidades para todos. É neste espaço de partilha que pensamos, juntos, os novos caminhos da escola”, pontua.
Durante os três dias, os participantes têm acesso a painéis, oficinas e salas temáticas que abordam assuntos como inclusão, primeiros socorros, alfabetização, musicalização, saúde do professor, letramento étnico-racial, educação midiática, legislação, proteção à criança e ao adolescente, entre outros temas contemporâneos.
Entre os destaques da programação estão: relato de experiência das escolas em tempo integral do Sistema Municipal de Ensino (EMEF Joaquim Floriano Pinto e EMEF Santo Antônio); formação de professores para a educação inclusiva, com a educadora Walkiria Frighetto Silvestri; educação digital na prática, com o uso de ferramentas em nuvem; oficinas sobre saúde mental dos educadores, musicalização e alfabetização lúdica.
A avaliação final do Fórum, com os desdobramentos das discussões, acontecerá no dia 23, nas escolas do Sistema Municipal de Ensino, com o intuito de promover a escuta ativa e o diálogo sobre os temas abordados.
Soledade