Voltar Compartilhar

6º CAMPOREE SUL DEIXA GRANDE LEGADO EM SOLEDADE

  • 24/01/2019 10:00:00
  • Paulo Henrique Pinheiro/Assessoria de Imprensa

Os Escoteiros do Brasil realizaram em Soledade, durante os dias 16 e 20 de janeiro, o maior evento escoteiro já realizado no Rio Grande do Sul dos últimos 20 anos. O acampamento aconteceu no Parque Centenário Rui Ortiz e reuniu representantes de 18 estados. Cerca de 4 mil participantes, sendo aproximadamente 3 mil jovens entre jovens de 11 a 21 anos e mil adultos voluntários, os escoteiros viveram uma grande experiência durante os 5 dias de evento.

Ancorado sob o tema "Um Universo de Possibilidades", o evento ofereceu aos jovens diversas opções de atividades para o desenvolvimento de valores, práticas ao ar livre, diversão e novas amizades.

Imersos em atividades temáticas do universo futurista e geek, como as histórias do Guia do Mochileiro das Galáxias, Vingadores e Rick e Morty, os jovens participaram de inúmeras aventuras, que incluíram desafios em meio a natureza, oficinas culturais, esportivas, de sustentabilidade, inclusão e diversidade, além da realização de atividades comunitárias em ONGs e instituições sociais de Soledade.

Durante a atividade, o Parque Rui Ortiz se transformou em uma grande cidade de lona, onde 14 cozinhas comunitárias prepararam alimentações diárias a todos os participantes, além de quatro campos destinados a montagem de todas as barracas, que foram a casa dos escoteiros de todo o Brasil. Ao todo foram preparadas 15 toneladas de alimentos, todos eles produzidos e comercializados com produtores locais de Soledade e Região. Além das atividades no Parque Centenário os jovens tiveram um dia de lazer no Parque das Tuias.

Um dos destaques do evento foram também as ações sociais realizadas pelos Pioneiros, jovens de 18 a 21 anos, em instituições de assistência social de Soledade em parceria com a SMASH (Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação). Foram realizadas atividades na ACESOL com palestra, oficinas e jogos inclusivos com os deficientes visuais, construção de casinhas para cachorros na SOCIPA (Sociedade Civil Protetora dos Animais), além de comedouros e casinhas de passarinhos nas praças e parques, atividade com idosos no Lar Mãe Cúria com festa e jogos, recolhimento do lixo no arroio Bernardina e arrecadação de alimentos junto de mercados locais e também no evento. Ao todo foram recolhidos mais de 300 kg em alimentos não perecíveis que foram entregues para a Defesa Civil de Soledade e também encaminhados para a Defesa Civil estadual em prol das cidades que estão passando por dificuldades devido às enchentes.

Mesmo com a forte chuva que atingiu Soledade durante o período, a maior no mês de janeiro dos últimos 30 anos no município, havia um plano de contingência pensado para o evento que garantiu segurança aos jovens. Mesmo com a chuva o evento não perdeu seu brilho já que o escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades, além de gostar de lama e barro.

O Camporee Sul foi uma realização dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul, com apoio da Prefeitura Municipal de Soledade, Sicredi, Vinícola Salton e Base Digital. O próximo grande evento dos Escoteiros do Brasil será o Jamboree Interamericano que será realizado de 4 a 10 de janeiro de 2020 em Foz do Iguaçu.

O prefeito Paulo Cattaneo disse estar muito feliz pela realização do evento. “ O povo de Soledade é muito hospitaleiro e receptivo e sente-se honrado pela presença de tantos escoteiros. Além todo este movimento de formação e educação dos jovens, eles deixaram sua marca na comunidade e movimentaram a economia local e regional em diversos setores.É um movimento extremamente positivo”, enfatizou.

Soledade participou do 6º Camporee Sul, com o Grupo Ágata 225.

Faça seu comentário: