Voltar Compartilhar

Evento alusivo ao Dia da Mulher em Soledade teve grande êxito

  • 11/03/2014 13:45
  • Mariana Teixeira


O evento realizado pela Coordenadoria da Mulher, Secretaria da Assistência Social e Habitação, Secretaria da Saúde, SMECD EMATER, CRAS, CREAS, OAB, Promuati, Liga Feminina de Combate ao Câncer, entre outras entidades, teve grande êxito de participação das mulheres dos programas sociais do Governo, como Bolsa Família e Fomento.



Durante todo o dia 7 de março, a programação envolveu atendimento de saúde, psicólogas, educadoras, assessoria jurídica, além de palestras ministradas para promover a informação para estas mulheres, muitas vezes em estado de vulnerabilidade e sem condições de amparo por parte de familiares.



O secretário da Assistência Social e Habitação Lúcio Eugênio Bueno Dias abriu o evento destacando o trabalho maravilhoso de toda sua equipe e o quanto a comunidade deve ter a clareza da importância da igualdade de gênero.



A gestora da Coordenadoria da Mulher Jane Maria Ottoni falou da alegria da realização da 1ª Jornada de Luta do Dia Internacional das Mulheres do Município de Soledade. Evento que ficará na história da Cidade que oportuniza as mulheres a ter mais consciência de seu papel na sociedade e na luta por circunstâncias melhores, seja no trabalho, em casa, ou em qualquer organização que ela faça parte.



Paulo Ricardo Cattaneo, Prefeito de Soledade, exaltou o significado da mulher hoje e sempre e todas as políticas públicas que seu governo tem realizado ações que criem condições mais dignas para as mulheres soledadenses, em especial da criação da Coordenadoria da Mulher, que através da gestora Jane tem feito um papel singular no Município, abrindo um espaço antes não existente na busca de recursos para a inclusão da mulher na sociedade.



O Deputado Estadual Edegar Pretto, coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, foi um dos palestrantes do encontro, apresentando dados que sensibilizaram as mulheres presentes. Segundo ele, a cada 2 minutos, 5 mulheres sofrem algum tipo de violência no Brasil, sendo 95% dos casos, os próprios companheiros os agressores fazendo 92 mulheres vítimas de assassinato no Rio Grande do Sul em 2013.



Destacou-se ainda a presença do Deputado Federal Dionilso Marcon, o ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Soledade Juarez Knopf e o vice-prefeito de Soledade e secretário da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Roberto Coletti.



Durante a manhã ainda palestrou a engenheira de alimentos da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin Roldan, sobre Agroindústria Familiar e Acesso às Políticas Públicas no Campo.



Após a acolhida com almoço a tarde foi de festividade, colaboradoras e parceiras, entre elas a Clínica do Cabelo, Natura, O Boticário deixaram as mulheres presentes mais belas, e brindes e cestas básicas foram sorteadas com a contribuição de Rosmari, Napolitana, Dijal, Maxna, MR Lodi, além dos Mercados da Coagrisol, Putinga, Roal Master, Panosso, Vacari, entre outros.



Para a Administração Municipal o evento foi de grande valia, tendo como principal objetivo promover a estas mulheres o entendimento do valor da igualdade entre homens e mulheres, combatendo todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente. A Coordenadoria da Mulher agradece a todas que participaram e foram parceiras nesta jornada e que conosco vem lutando para a construção de um Município mais justo, igualitário e democrático, por meio da valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural de Soledade.


Faça seu comentário: