Voltar Compartilhar

IBGE APRESENTA CENSO DEMOGRÁFICO DE 2020 E PROCEDIMENTOS EM SOLEDADE

  • 03/10/2019
  • Brenda Pereira/Assessoria de Imprensa



Nesta terça-feira, 24/09, no Salão Adão Martins de Freitas, aconteceu a 1ª Reunião do Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020. O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de diversas informações, e que no Brasil, acontece de dez em dez anos.

A última edição do Censo, ocorreu em 2010, e em agosto do próximo ano, o IBGE iniciará o Censo Demográfico 2020; tendo por finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

De acordo com o Coordenador Regional do Censo, Jorge Benhur Bilhar, é fundamental que a sociedade conheça a si mesma, a fim de planejar o seu futuro. “Quantos somos, quem somos, como e onde vivemos? É fundamental a participação de toda a comunidade, porque a partir do recolhimento das informações se planeja o futuro para sua cidade pelos próximos dez anos”.

Na quarta-feira (25), foi publicado o edital do processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo Demográfico 2020, o edital contempla 2.658 vagas temporárias, distribuídas pelas 27 unidades da federação. Os salários são de R$ 3.100 para coordenador e de R$ 1.700 para agente. Tendo como jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os contratados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcionais.

Para as vagas de Coordenador os candidatos devem ter ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CHN) de, no mínimo, categoria B. Já para vaga de agente, é preciso ter ensino médio completo. As provas são previstas para o dia 08 de dezembro e serão realizadas nos 1.031 municípios onde são oferecidas vagas para coordenador censitário. Para Soledade, terão 29 vagas agentes de campo que irão participar do processo seletivo para atuarem no Censo 2020 em Soledade.

Faça seu comentário: