Voltar Compartilhar

LANÇADO O PROJETO AGENTE DE DEFESA CIVIL MIRIM

  • 06/12/2018 08:00:00
  • Paulo Henrique Pinheiro/Assessoria de Imprensa

Na tarde desta quarta-feira, dia 05 de dezembro, aconteceu a apresentação do Projeto Agente De Defesa Civil Mirim, nas dependências do auditório Ivo José Stein.

Na abertura o prefeito Paulo Cattaneo pronunciou-se sobre o tema, e disse da importância do mesmo.”Sabemos que é um trabalho voluntário, é mais uma tarefa sim, mas muito importante, se verificarmos os fenômenos ocorridos nos últimos anos”.

Na oportunidade a coordenadora da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), Aline Maciel, explanou como irá funcionar o projeto, que conta com parceria da SMECD, através das escolas municipais, e também com a 25ª CRE, com escolas estaduais.”Eles serão os observadores, os monitores, enfim os cidadãos voluntários que cuidarão da Defesa Civil, um setor cada vez mais exigido, em função das frequentes intempéries que vêm ocorrendo no planeta”, destacou. A partir da Lei n° 12.608 , existe a obrigatoriedade de inclusão de temas relacionados à Defesa Civil, no currículo escolar.

A ideia é formar um grupo de alunos, com representantes de cada escola , que receberão formação e orientação, em diversas áreas relacionadas à Defesa Civil.

A inciativa tem como apoiador o COMDICAS(Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Soledade), através de seu presidente, Sérgio Pilatti.

Conforme o Monitor da COMDEC, Paulo Henrique Pinheiro, o objetivo é formar um grupo preparado, qualificado para atuar futuramente em Defesa Civil.”Queremos passar a eles noções de observação meteorológica, como aprender observar as nuvens, monitorar tempestades, por observação de radares, mapas e dados meteorológicos, além de fundamentos em outras áreas, como primeiros-socorros, segurança e prevenção de acidentes, contando assim com os bombeiros, brigada militar e outros colaboradores com o projeto” reforçou.

O evento contou com a presença do Sgto. Berton comandante dos bombeiros, do Ten.Gilberto representando a BM, secretária da Educação Cultura e Desporto, Adria Brum de Azambuja, professora Maria da Graça Dai Prá, representando a 25ª CRE, secretários municipais, diretores de departamento, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais e estaduais.

Faça seu comentário: