Voltar Compartilhar

Mateada Azul será promovida em Soledade pela prevenção do câncer de próstata

  • 07/11/2013 14:34
  • Mariana Teixeira


A Administração Municipal de Soledade, através da Coordenadoria da Mulher, juntamente com a Liga de Combate ao Câncer, estará durante o mês de novembro promovendo um trabalho de prevenção do câncer de próstata.



No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.



Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.



Porém ainda existe muita relutância dos homens na hora do exame de toque, fazendo com que seja necessário um trabalho de consciência da comunidade pela relevância deste exame a partir dos 50 anos de idade. Pensando nisso, a Coordenadoria da Mulher e a Liga de Combate ao Câncer distribuirão materiais informativos pela Cidade e farão uma mateada no tardar do dia 27 de novembro, no Largo da Matriz, com informação, música e bastante solidariedade, para que os homens tomem lucidez do perigo deste câncer silencioso.



Faça parte desta luta e participe da Mateada Azul.


Faça seu comentário: