Voltar Compartilhar

SOLEDADE TERÁ MODERNIZAÇÃO NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

  • 03/10/2019
  • Brenda Pereira/Assessoria de Imprensa



A Administração, Terra de Gente Preciosa, lançou projetos de melhoria da iluminação pública, o primeiro, muito esperado por toda a população soledadense, é o Projeto Iluminação Pública 100% LED na Cidade, que consiste na troca de todas as atuais luminárias de sódio ( 3.257 pontos/lâmpadas), por luminárias de lâmpadas pelo sistema LED no perímetro urbano.

Já o segundo projeto tem como objetivo levar a iluminação pública para todas as comunidades e residências do interior de Soledade, com o projeto Iluminação Pública para Todos, pois atualmente a iluminação pública no meio rural não atende de maneira integral a todas as comunidades. Com a conclusão da colocação da iluminação na sua totalidade no perímetro rural, na sequência, também serão contempladas na colocação de lâmpadas LED.

Um dos pontos positivos ressaltados pelo prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, é quanto a permanência do valor já cobrado para iluminação pública. “Vamos substituir mais de 3 mil lâmpadas na cidade e não teremos a necessidade de aumentar a Contribuição de Iluminação Pública que a população paga, diferentemente de outros municípios que terão, que aumentar os valores da CIP”.

ECONOMIA, QUALIDADE E MEIO AMBIENTE

Dentre os benefícios destaca-se a qualidade, aumento da luminosidade, aumento da uniformidade da luz, economia de energia em torno de 50% e economia na manutenção em média de 80%.

Com a colocação das lâmpadas LED, a fatura a pagar mensalmente pelo município terá drástica redução, uma vez que esta diferença (economia), servirá para pagamento do investimento a ser feito na modernização da iluminação pública. Um dos reflexos também será sentido em relação ao meio ambiente, já que a durabilidade da lâmpada LED é de no mínimo 05 anos, conclui-se que o descarte será muito menor.

SEGURANÇA

Estudos comprovam que em ruas e avenidas bem iluminadas, a incidência de crimes são menores, isso porque a iluminação garante a melhor visibilidade nos períodos noturnos.Com o drástico aumento da luminosidade de no mínimo 50%, bem como o aumento da uniformidade da luz em média de 70%, consequentemente toda a cidade terá melhor condição luminosa, trazendo mais segurança aos munícipes.

Em apoio ao Poder Executivo, para este grande passo na segurança pública, a Delegada Regional de Polícia, Drª Fabiane de Vargas Bittencourt, encaminhou um ofício ao Poder Legislativo, de apoio ao projeto de Lei do Executivo Municipal, ressaltando a importância para área da segurança com a modernização através das lâmpadas LED. Segundo a delegada, “[...] auxiliará de forma incontestável na preservação da segurança pública e auxiliará as forças policiais no desempenho das suas atividades”.

A LICITAÇÃO

O COMAJA – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí, apresentou no início de agosto, o resultado da licitação para aquisição e instalação de luminárias LED, com o objetivo de modernização do parque de iluminação pública dos municípios consorciados.

Para a realização do projeto, bem como sua concretização foram necessárias várias reuniões, desde o ano de 2017, da equipe técnica do COMAJA, junto ao Tribunal de Contas do Estado. O Edital de Pregão Presencial 07/2019, foi realizado no dia 12 de julho e, após todas as fases recursais, foi homologado a licitação no dia 23 de julho de 2019.

“O esforço e desejo da Administração Municipal, é que a colocação das luminárias LED seja concluída até o mês de dezembro do corrente ano. Soledade estará entre os municípios do país, com o que tem de melhor em tecnologia para iluminação pública”, concluiu o prefeito Paulo Cattaneo.

Faça seu comentário: