Voltar Compartilhar

Soledade foi representada em Fórum pela Coordenadoria da Mulher de Soledade

  • 01/11/2013 09:33
  • Mariana Teixeira


A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) promove, nos dias 29 à 31 de outubro, reunião do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres. Participarão gestoras titulares dos organismos governamentais estaduais e municipais de políticas para as mulheres.



A Ministra Eleonora Menicucci, da SPM, considera fundamental a presença de todas as gestoras no evento. “Com o fortalecimento das integrantes do fórum em seus locais de origem, conseguiremos efetivar as ações e políticas da SPM”, destacou em ofício enviado a municípios e estados. A ministra considera que a conquista da igualdade, da autonomia e da cidadania das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de violência exigem uma ação integrada em todos os cantos do Brasil.



Houve, ainda, debate sobre alguns dos principais desafios presentes na conjuntura, tais como eleições municipais, plataforma das mulheres para 2014 e ampliação das mulheres nos espaços de poder e de decisão.



O Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, criado em 2003, é uma das iniciativas da SPM que contribui para o fortalecimento das instâncias executivas de políticas para as mulheres e ampliação da implementação das políticas e ações para o conjunto das mulheres brasileiras.



A Coordenadoria da Mulher de Soledade-RS, agradece tanto ao Governo Federal, quanto à Administração Municipal, e ainda, o nosso Prefeito Paulo Ricardo Cattaneo, que juntos oportunizaram estarmos representando todas as mulheres soledadenses, que lutam pelo fim do machismo, de opiniões retrógradas e sem fundamento, de pessoas que não têm a compreensão do que se passa na cabeça de uma mulher em estado de vulnerabilidade, e também entre tantas outras, que mesmo não sofrendo violência física, sofre violência psicológica, moral e diversos tipos de preconceitos.



A CDM de Soledade ainda agradece à Primeira Dama Gizeli Bordignon, que como uma autoridade política, nos abriu portas no Distrito Federal, sendo nossa parceira na construção de um mundo melhor para as mulheres e permitindo-nos à entrada em muitos lugares que nos enriqueceu culturalmente e politicamente, como o Palácio do Planalto, onde o diretor do Gabinete do Pessoal da Presidenta da República, Claudio Soares Rocha, nos levou para conhecer o espaço do qual a Presidenta e sua equipe trabalha, e aproveitamos a oportunidade para entregar alguns mimos à ela, feito por artesões do Município. Ainda foi visitado à Câmara de Deputados, a fim de que ofícios relacionados à Coordenadoria fossem entregues aos Deputados.



A gestora da CDM de Soledade, e também assessora do Gabinete do Prefeito, que acumula este cargo de coordenadora também de forma voluntária, pode abrilhantar nossos projetos com este Fórum, e trará para o Município ideias de construções ao Enfrentamento da Violência contra as Mulheres e o combate ao machismo que não engole o apoderamento da mulher na sociedade.



Finalizando, pode-se conhecer todos os Programas da SPM, que contribuem para o fortalecimento dos organismos de políticas para as mulheres frente às estratégias de desenvolvimento adotadas por estados e municípios, assim como a inserção das políticas para as mulheres nos respectivos cenários de desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos local e regional.



Os encaminhamentos para 2014 estão formulados e aguardamos a força da mulher soledadense para combater todos os tipos de violência. Além da capacidade dos homens soledadenses em compreender a importância das mulheres na construção de um mundo melhor e de paz.



Os dias do Fórum Estadual será dos dias 19 ao dia 21 de novembro à princípio, em Porto Alegre.


Faça seu comentário: