Obras - Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

PROJETO SOLEDADE LIMPA AVALIA ATIVIDADES E PLANEJA PRÓXIMAS AÇÕES

Na tarde desta quinta-feira, dia 23 de maio de 2019, reuniram-se na Prefeitura de Soledade, os responsáveis pelo projeto Soledade Limpa, destinado a disseminar a cultura de preservação ambiental , limpeza e embelezamento da cidade. O projeto é composto por 5 eixos, liderados por diferentes entidades: EIXO I - Educação ambiental (Coordenação –UERGS e Departamento do Meio Ambiente) EIXO II - Revitalização de espaços públicos e recolhimento de entulhos (Coordenação SEMICT- Secretaria de Obras/Agricultura) EIXO III – Recolhimento de lixo eletrônico, lâmpadas, óleo de cozinha, pilhas, baterias, móveis em desuso, entre outros (Coordenação – Sopro da Vida) EIXO IV - Criação de cooperativa de catadores (Coordenação – UERGS) EIXO V – Implantação da Coleta seletiva (Coordenação – Departamento de Meio Ambiente). A vice-prefeita Marilda Borges Corbelini explanou os avanços obtidos pelo projeto no Município, dentre eles, palestras de educação ambiental nas escolas, revitalização de praças e canteiros das avenidas, elaboração de cronograma para recolhimento de entulhos na área urbana, periódico recolhimento de lixo eletrônico e móveis em desuso, campanha de recolhimento de óleo de cozinha nas escolas e entidades, cadastramento e entrega de EPIs(Equipamentos de Proteção Individual) e carrinhos aos catadores de materiais recicláveis, e o maior avanço , a realização de algo inédito em Soledade, a implantação da Coleta Seletiva de Lixo, ressaltou Marilda. Em seguida o coordenador do projeto Cristiano Gambatto, deu seguimento aos trabalhos com os demais integrantes, que elaboraram o planejamento de novas ações a serem executadas nos diferentes eixos propostos. Participaram da reunião as seguintes lideranças: vereadores, Eduardo Tatim, Gustavo Baldissera, Diretora do departamento do Meio Ambiente, Caroline Leite, do Sopro da Vida, Luciano Chiarelli, representando a UERGS professora Marta Prestes e Sônia Campos, Diretor do Departamento de Trânsito Alírio Malmann, ambientalista Silvio Hendges e o assessor de Gabinete, Rossano Teló. As novas atividades do projeto Soledade Limpa serão divulgadas à comunidade, conforme a projeção de cada eixo no segundo semestre.