.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Seg à sex - 8:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30.

Vigilância Sanitaria

Página

Alvará Sanitário



O alvará da Vigilância Sanitária  é um documento emitido pelas prefeituras que atesta que um estabelecimento atende às normas de saúde pública e sanitária  impostas pela legislação federal, estadual e municipal.

Quando é necessário alvará sanitário?

Resultado de imagem

Qualquer estabelecimento que esteja vinculado a alimentação ou a saúde precisam adquirir a licença sanitária. Desse modo, o cadastro é válido para todas as empresas, sejam elas produtoras, comerciantes de alimentos ou distribuidores, uma vez que todas têm responsabilidade quanto a saúde pública.


Vigilância Sanitária



 O que é Vigilância Sanitária?

Entende-se por  Vigilância Sanitária  um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde (Lei Federal, 8.080/1990, artigo 6º, parágrafo 1º).

As ações de  Vigilância Sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.


O que a vigilância sanitária fiscaliza?

Resultado de imagem

Locais de produção, transporte e comercialização de alimentos: bares, restaurantes, mercados, fruteiras, açougues, peixarias, indústrias e rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras de alimentos, etc.


Quais as atribuições de um fiscal sanitário?

Vistoriar estabelecimentos de saúde, salão de beleza e outros, verificando as condições gerais, de higiene, data de vencimento de medicamentos e registro psicotrópicos; Notificar os estabelecimentos quanto às irregularidades e sanções; executar outras tarefas correlatas.


Qual e a missão da vigilância sanitária?

Proteger a saúde da população e promover qualidade de vida por meio do controle dos riscos sanitários decorrentes de produtos, serviços, meio ambiente e processos de trabalho.


Comunicado: Alvará sanitário online.

Data de criação: 23/12/2021

Documentos anexados: 1

Acessar página

Documentos

Documentos

DOCUMENTAÇÃO POR ATIVIDADE PARA EMISSÃO DE ALVARÁ SANITÁRIO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS (MBP) E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS (POP) PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO Resolução RDC n° 216 de 15-09-04 – ANVISA.

REQUERIMENTO DE ALVARÁ SANITÁRIO

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Soledade - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.