Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Página
O alvará da Vigilância Sanitária é um documento emitido pelas prefeituras que atesta que um estabelecimento atende às normas de saúde pública e sanitária impostas pela legislação federal, estadual e municipal.
Quando é necessário alvará sanitário?
Qualquer estabelecimento que esteja vinculado a alimentação ou a saúde precisam adquirir a licença sanitária. Desse modo, o cadastro é válido para todas as empresas, sejam elas produtoras, comerciantes de alimentos ou distribuidores, uma vez que todas têm responsabilidade quanto a saúde pública.
O que é Vigilância Sanitária?
Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde (Lei Federal, 8.080/1990, artigo 6º, parágrafo 1º).
As ações de Vigilância Sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.
O que a vigilância sanitária fiscaliza?
Locais de produção, transporte e comercialização de alimentos: bares, restaurantes, mercados, fruteiras, açougues, peixarias, indústrias e rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras de alimentos, etc.
Quais as atribuições de um fiscal sanitário?
Vistoriar estabelecimentos de saúde, salão de beleza e outros, verificando as condições gerais, de higiene, data de vencimento de medicamentos e registro psicotrópicos; Notificar os estabelecimentos quanto às irregularidades e sanções; executar outras tarefas correlatas.
Qual e a missão da vigilância sanitária?
Proteger a saúde da população e promover qualidade de vida por meio do controle dos riscos sanitários decorrentes de produtos, serviços, meio ambiente e processos de trabalho.
Documentos
DOCUMENTAÇÃO POR ATIVIDADE PARA EMISSÃO DE ALVARÁ SANITÁRIO
Transporte de medicamentos, saneantes ou cosméticos
Supermercados, mercados e açougues
Serviço de tatuagem e colocação de adornos
Serviço de desinfecção e limpeza de reservatório de água e tratamento de água
Salão de Beleza, Massoterapeuta, Podólogo, Manicure e Pedicure e Depilação
Laboratório de Prótese Dentária
Instituição de longa permanência para idosos (ILPI)
Controle de Pragas- Desinsetização e desratização
Comércio varejista de produtos para saúde de uso leigo
Comércio varejista de cosméticos, produtos de beleza e/ou saneantes
Comércio de alimentos em feiras, eventos ou festivais abertos ao público
Comércio Atacadista de Alimentos
Comércio Atacadista(distribuidoras) de cosméticos, produtos de beleza e/ou saneantes
Clínica e/ou Consultório médico- fonoaudiologia-nutrição-psicologia
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS (MBP) E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS (POP) PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO Resolução RDC n° 216 de 15-09-04 – ANVISA.
REQUERIMENTO DE ALVARÁ SANITÁRIO