Obras - Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2017

Dimas Soares será atração no Dandô nesta sexta-feira (09) em Soledade

Fazendo parte da programação do Natal Preciosa Magia de Soledade, o mineiro Dimas Soares estará nesta sexta-feira, 09/12, se apresentando no Auditório Ivo Stein, às 20h. O anfitrião nesta edição do Circuito de Música Dércio Marques, será o soledadense Dedé. Os ingressos estão sendo comercializados ao custo de R$ 10 reais e estão disponíveis com Mara Muniz, Coordenadora do Dandô em Soledade. DIMAS SOARES Natural de Mucurí-MG, Dimas Soares, passou a infância ouvindo sons de tropas na estrada centenária, aboios, papagaios, araras, jandaias, assobios de coisas estranhas e perigosas deste e do outro mundo pelas altas horas, cancelas batendo sozinhas sem vento pelas horas mortas, causos como o da cobra que virou criança no colo da moça, violas e folias, rezas "brabas" e/ou mansas e outras coisas mais. Pela estrada participou de trabalhos de diversos músicos como Tavinho Moura, Chico Lobo e outros. Desde o início aperfeiçoando técnicas de execução da viola caipira, formou-se em história e se mantém numa linha musical independente com influências dos violeiros e cantadores do vale do Mucuri, nordeste de Minas Gerais. Gravou o CD instrumental de viola caipira 'Boas Horas' em 2001, o CD 'Viola da Terra' em 2011 e o CD 'Toques de Viola Caipira' em 2015. O CD Boas Horas tem 12 faixas de viola caipira instrumental, a maioria acompanhada ao violão, duas somente com viola caipira, uma tendendo para o barroco, com duas violas de dez cordas, violinos, viola de arco e violão. Boas Horas é uma saudação cuja função é substituir o bom dia, boa tarde ou a boa noite, usada pelos antigos do interior norte e nordeste de Minas Gerais. O CD 'Viola da Terra' composto de varias faixas instrumentais e outras faixas com cantigas autorais, e também de domínio publico, adaptadas por Dimas Soares, todas abordando “coisas” do sertão mineiro. O CD 'Toques de Viola Caipira' é todo instrumental com sonoridades que levam a uma viagem pelos grotões e demais paisagens do grande sertão.