Obras - Terça-feira, 22 de Setembro de 2015

Árvores cortadas em Área de Preservação Permanentes no Bairro Missões possuíam Licença Ambiental

Perante solicitação de moradores e moradoras próximos ao Arroio Bernardina, além do Requerimento nº 007/2015 da Câmara de Vereadores, do qual solicitava a poda e retiradas de árvores com urgência às margens do mesmo, a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, após emissão de Licença Ambiental do Departamento de Meio Ambiente, realizou a retirada no dia 15 de setembro. Porém o corte acabou provocando revolta de alguns soledadenses, com o argumento de que árvores foram cortadas em APPs (Área de Preservação Permanentes), onde a PATRAM (Patrulha Ambiental da Brigada Militar) foi chamada. O caso que ganhou repercussão foi esclarecido pelo vice-prefeito Roberto Coletti, que relatou que o Departamento do Meio Ambiente baseou-se em reiteradas solicitação da comunidade local que pedia o corte das árvores, além do requerimento da Câmara. Amparados pela legitimidade de que a vegetação ao redor das APPs podem ser retiradas perante a colocação de risco da população local.    Coletti aclarou também que ocorreu um desencontro de informações, visto que quando a PATRAM chegou o funcionário não apresentou a Licença, ocasionando uma série de equívocos. As árvores cortadas serão utilizadas em construções de benfeitorias para o Município, incluindo reparo em residências de famílias assistidas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. No local serão plantadas mudas nativas, visando à recuperação ambiental do local.