Obras - Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015

3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres contou com grande público

Em torno de 250 mulheres e homens estiveram no Centro Cultural na tarde de quarta, dia 12 de agosto, para debater sobre as políticas públicas desenvolvidas hoje para combater a violência contra a mulher, além de promover, qualificar e garantir a participação da mulher na sociedade, estimulando o fortalecimento da criação das organizações feministas que lutam pelos direitos das mulheres e demais assuntos que permeiam o assunto dos grupos que lutam contra o machismo. A programação contou com um momento alusivo da oficina de canto do Centro Cultural, de Aline Bosa, leitura do Regimento, a palestra especial sobre Violência Doméstica de Josiane Petry Faria, uma das coordenadoras do Projeto Projur/Mulher (Prestação Jurídica e Atendimento Multidisciplinar às  Mulheres Vítimas de Violência e Familiares), que tem como objetivo a sensibilização da comunidade sobre direitos da mulher e seu papel na família e na sociedade, a construção do relatório se dividindo em 4 grupos, onde cada um estudou um eixo, coordenada pelo Cras, Creas, Emater e Smecd, e finalizou-se com a escolha de 3 delegadas que irão para a etapa estadual, que ocorrerá de 5 a 7 de novembro em Porto Alegre, sendo elas Eloá Ruas da Silveira, Juliane Pires e Sinandra Dorneles de Paula. No primeiro eixo: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios, do qual constava nos desafios a reativação da SPM, a criação de uma Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e a participação dos movimentos sociais. No segundo: Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios como desafio ficou relacionada a necessidade de verbas próprias para a Coordenadoria da Mulher, a existência de uma sede física e a implementação de um Plano de Políticas públicas para a Mulher. Sobre o terceiro eixo: Sistema político com participação das mulheres e igualdade, ficou recomendada a estimulação da formação política em espaços de lideranças, o fortalecimento do protagonismo feminino com o auxílio das escolas e a criação de grupos e coletivos nos bairros e comunidade. O último e quarto eixo: Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações, ficaram frisadas a importância da criação de uma Lei que regulamente a Política para as Mulheres, um fundo público nas três esferas governamentais para a realização de ações, o fortalecimento da Coordenadoria da Mulher de Soledade e a demanda de uma Vara Especializada em Atendimento à Mulher. Jane Maria Ottoni ressaltou que a atividade foi a oportunidade de debate, conhecimento e manifestação da realidade do Município, consolidando uma plataforma de políticas para as mulheres no âmbito local, trazendo para mais perto de nossas mulheres os princípios de igualdade, respeito às adversidades, equidade e autonomia. Estiveram presentes o Prefeito Cattaneo, a 1ª Dama, Gizeli Bordignon, o vice-prefeito, Roberto Coletti, o presidente da Câmara, José Elton de Moraes, o secretário da Assistência Social Lúcio Dias, o secretário da Saúde Nélvio Tonatto, a secretária da Fazenda, Adriana Faoro Teixeira, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Eloá Ruas Silveira, a conselheira estadual Salete Beatriz Roszkoswki, e diversas equipes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência, além de entidades e órgãos do Município e mulheres da comunidade e do meio rural.