Obras - Segunda-feira, 15 de Junho de 2015

Projeto de Piscicultura está sendo elaborado no Município de Soledade

Visando a utilização de açudes já existentes no Município e no desenvolvimento desta atividade nas propriedades rurais locais, ocorreu na tarde de sexta, dia 12 de junho, no gabinete do vice-prefeito Roberto Coletti, uma reunião de elaboração de um Projeto de Piscicultura no Município. Uma idealização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, com a presença da Secretaria da Assistência Social e Habitação, Departamento do Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar, Coagrisol e Associação dos Engenheiros Agrônomos, estima-se agregar o maior número de interessados na construção de açudes para a criação de alevinos, que conforme o Projeto desenvolvido será de tilápias e jundiás. Conforme Ademir Corbelini, chefe do escritório Municipal da Emater de Soledade, hoje existe em torno de 10 açudes construídos no Município com verbas de convênio da Prefeitura e da então Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado durante o ano passado, que poderão ser aproveitados, e a previsão é de que mais 25 sejam feitos para pequena irrigação, 10 para piscicultura e ainda 5 cisternas sejam aplicados através de investimento do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Social. De acordo com o vice-prefeito Coletti, a criação de peixes pode também converter-se em um gerador de ingresso em programas de desenvolvimento rural, complementada pela produção agrícola e animal, gerando renda e melhorando a qualidade de vida dos produtores e produtoras de Soledade. No dia 23 de junho, às 8h30min haverá um encontro no Auditório Ivo José Stein, para que o grupo de trabalho possa reunir o maior número de criadores interessados na construção de reservatórios em suas propriedades. Mais informações na Secretaria da Agricultura com Miguel pelo fone 3381 5818.