Cultura - Segunda-feira, 29 de Agosto de 2011

Semana Farroupilha buscará raízes históricas

O temário proposto para a Semana Farroupilha deste ano será “Nossas Raízes” já foi aprovado pela Comissão Estadual, no mês de dezembro de 2010 e homologado pelo Congresso Tradicionalista Gaúcho, do MTG, em janeiro de 2011. Em Soledade, reunião com os CTGs do município junto a Prefeitura Municipal, encaminhou a programação da Semana Farroupilha. De acordo com Carlos Alberto Rocha, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, a proposta é bastante abrangente e tem como objetivo explorar a história do Rio Grande do Sul e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores da identidade do povo gaúcho. “Rebuscar a história e retirar dela os aspectos que melhor retratem a formação sociocultural do nosso Estado é tarefa que não se esgota nesse ano de 2011, mas haverá de nos ajudar a entender um pouco mais a nossa identidade cultural regional” lembrou ele. A Abertura da “Semana Farroupilha” está prevista para o dia 14/09, às 19h30min., com participação de todas as entidades, em que cada CTG levará a “Chama Crioula” acesa e a bandeira da entidade, seguindo-se as programações individuais, de cada entidade. O tradicional desfile temático deve acontecer no dia 20/09, a partir das 15h. Logo após o desfile, os patrões das entidades deverão comparecer no Palco de Eventos Jesus Marodim (Largo da Matriz) com a bandeira da entidade, para a cerimônia de encerramento oficial da Semana Farroupilha 2011. Entre as propostas para a Semana Farroupilha deste ano está a celebração de uma Missa Crioula e o show com os 4 Galdérios.