Saúde - Segunda-feira, 13 de Março de 2023

SOLEDADE RECEBE UPF PARQUE PARA ENCONTRO COM ESTUDANTES SOBRE EMPREENDEDORISMO

Atividade foi realizada na terça-feira, 28 de fevereiro, em parceria com a Prefeitura Municipal e Instituto Manager

SOLEDADE RECEBE UPF PARQUE PARA ENCONTRO COM ESTUDANTES SOBRE EMPREENDEDORISMO

Qual a idade ideal para começar a pensar em inovação? Os integrantes do Projeto Jovem Empreendedor, parceria entre o Instituto Manager e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo, o UPF Parque, aprendem desde o início a resposta para essa pergunta: todas. Durante 12 meses, estudantes da rede estadual e municipal de ensino da região norte do Rio Grande do Sul são convidados a descobrirem mais sobre empreendedorismo e planejar a sua futura carreira. Na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro, foi a vez dos integrantes do projeto em Soledade partilharem esse conhecimento.

Durante atividade realizada na UPF Soledade, os jovens empreendedores promoveram uma oficina sobre canvas, uma metodologia utilizada para o planejamento inicial de negócios. Orgulhosa do resultado, Isabelli Brandoli agradece pela oportunidade. “Me ajuda bastante a ter uma visão mais ampla do mercado de trabalho e saber como começar a empreender, entendendo que para ser inovador você não precisa, necessariamente, ser empresário. Foi muito bom poder acompanhar os estudantes que ainda não participam do projeto, pois assim eu aprendo mais ainda, conseguindo ver a forma que eles estão entendendo e testando meus próprios conhecimentos”, aponta a soledadense de 14 anos.

PARCERIA DE SUCESSO

Isabelli é uma das diversas estudantes participantes do projeto no estado. Assim como ela, outros jovens também são instruídos pela professora da turma e secretária-adjunta da Prefeitura de Soledade, Laura Busato que acompanha a evolução dos participantes e pontua a importância do projeto para o município. “É como se fosse uma extensão do que o aluno aprende na escola. Sabemos que alguns conhecimentos eles não recebem por lá e são poucos que conseguiriam ter acesso particular a tal. Sabendo da importância do empreendedorismo, decidimos abraçar esse projeto”, comenta Laura.

Em 2023, o Jovem Empreendedor completa dois anos de atuação no município, já tendo vários cases de sucesso envolvidos em sua trajetória. “Estamos muito felizes com os resultados que temos alcançado. Em dezembro tivemos uma competição entre 15 cidades e Soledade ficou em terceiro lugar. Vemos que são dinâmicas que ajudam a entender o mercado e levar pro resto da vida as experiências novas que proporcionamos, adaptando-os à realidade”, aponta o diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni.

A participação no projeto é, ainda, uma porta para o mercado de trabalho. “Cada um recebe um login e senha de acesso à biblioteca da Universidade, e, a partir disso, eles podem se aprofundar no que gostam. No final, eles têm dois caminhos: buscar a incubação dos projetos no UPF Parque ou serem inseridos em empresas. É muito bom que entendam o que fazer, se é a área administrativa, comercial e saibam por onde seguir durante a sua caminhada”, frisa Detogni.

CONTINUIDADE NO TRABALHO

A ação faz parte de uma série de encontros propostos pelo UPF Parque em parceria com a Prefeitura Municipal de Soledade, promovendo a expansão dos negócios locais. “É o início de um movimento de inovação e empreendedorismo com outros setores da economia do município”, aponta a diretora do Parque, Dra. Teofanes Foresti Girardi, que complementa: “Esse é o segundo momento que fizemos, no primeiro tivemos apenas empresas e nesse já as reunimos com estudantes. Queremos continuar expandindo e trazendo parceiros para ações externas, como fizemos desta vez com o Instituto Manager”, finaliza.

Além da UPF, Prefeitura e Instituto Manager, também participaram da atividade a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Soledade (ACIS), Câmara de Dirigentes Lojistas de Soledade (CDL), Cresol e Cotrijal.

Informações e imagens: Assessoria UPF