Industria, Comércio, Serviços e Turismo - Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023

Atividades culturais marcam Dia Estadual do Patrimônio em Soledade

Memorial da Tradição e o palco Jesus Marodin foram os locais onde aconteceram as ações no último sábado, 19/08

Atividades culturais marcam Dia Estadual do Patrimônio em Soledade

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural foi celebrado em Soledade com diferentes atividades acontecendo no sábado (19), no Memorial da Tradição e no Palco Jesus Marodin. Uma roda de conversa sobre a erva-mate – primeiro patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul – foi abordado pelos alunos e professores da Escola Municipal Anselmo Primmaz.

A atividade também contou com apresentações culturais e foi dado um abraço simbólico nos patrimônios de Soledade. “Houve a Feira da Praça, onde tínhamos a comercialização de artesanato, que é um dos maiores patrimônios do povo brasileiro”, pontua Mara Muniz, idealizadora do evento.

Houve a presença de representantes das EMEIs Coralina Cardoso de Toledo e Zenith Ribas Flores, das Escolas Municipais São Luiz Gonzaga, José de Anchieta e Valdemar Rocha, do Centro Cultural e do Museu Histórico. “Tivemos depoimentos dos professores que trabalham sobre este tema em sala de aula, enfatizando sobre a importância deste assunto”, acrescenta.

Por fim, Mara destaca que ficou declarado pelos presentes o desejo de tornar o Memorial da Tradição como o primeiro patrimônio registrado do Município. “As apresentações culturais também fizeram alusão ao Dia Internacional do Folclore, que é celebrado no dia 22 de agosto”, pontua.

Em todo o Estado, são mais de 270 atividades em 118 cidades e a mobilização é coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac). Neste ano, o tema foi “Cultura e Cidadania”, destacando a diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações.