Industria, Comércio, Serviços e Turismo - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

Missa Crioula reúne tradicionalistas em momento de fé e religiosidade

Tradicional na programação da Semana Farroupilha, a celebração foi realizada no domingo (17) na Igreja Matriz

Já tradicional na programação da Semana Farroupilha, a Missa Crioula foi realizada no último domingo (17), na Igreja Matriz Nossa Senhora da Soledade. Representantes de entidades tradicionalistas e comunidade local participaram da celebração, em um momento de fé e espiritualidade.

Mara Muniz, que coordena os Festejos Farroupilha no Município, pontua o significado deste ato. “É com muito amor que preparamos esta Missa, com intuito de unir todos, exaltando nosso tradicionalismo e envolvidos pelo sentimento de proteção, com muita fé e devoção. Foi uma linda celebração”, assinala.

A prefeita Marilda Borges Corbelini destaca a importância de ter momentos como este, de elevação espiritual. “Dedicamos uma semana inteira para celebrarmos nossas tradições, sem esquecermos de agradecer e exaltar nossa fé. Aqui lembramos também dos afetados pelas enchentes”, afirma.

Mara salienta que um dos momentos mais emocionantes foi quando Maurício Brum, um dos esteios do tradicionalismo da região, levou Chama Crioula até o altar. “Também tivemos a entrada das bandeiras oficiais e das entidades tradicionalistas, assim como a lã de ovelha, resgatando este trabalho que faz parte de nossa história, memórias e identidade”, acrescenta.

O tema da Semana Farroupilha, que é “Centenário da Revolução de 1923”, também foi lembrado durante a celebração, assim como do MTG “Minha gaita conta história”. A Missa foi conduzida pelo Frei Alcides Soares, marcando este momento ímpar dos Festejos em Soledade.