Trânsito - Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023

Promuati e Departamento de Trânsito desenvolvem projeto com idosos

Iniciativa busca informar e orientar os idosos sobre as atualizações de regras e sinalização de trânsito

Promuati e Departamento de Trânsito desenvolvem projeto com idosos

Com a expectativa de vida cada vez maior, onde os idosos tem dirigido mais, se identificou a necessidade de trazer mais informações a eles. Foi com este objetivo que foi criado o projeto “Educação para um trânsito mais consciente”, que busca informar e orientar sobre as atualizações de regras e sinalização de trânsito.

A iniciativa é do Promuati, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, quando estão sendo realizadas rodas de conversas com os grupos da cidade e interior, onde todos serão visitados. De 18 a 25 de setembro, que é a Semana Nacional de Trânsito, se intensificou as ações, buscando divulgar também para a comunidade através da imprensa local.

De acordo com a coordenadora Joselice Gradaschi, a proposta veio para ajudar as pessoas com mais idade a entender melhor o trânsito. “É crescente o número de idosos habilitados a dirigir, bem como sua interação como pedestre. As mudanças recentes na sinalização das vias de nossa cidade, identificamos ser necessário trazer informações para uma maior segurança”, garante.

Edson Portella, diretor de Departamento de Trânsito, pontua que a iniciativa tem gerado bons resultados. “Houve uma procura maior, especialmente da Carteirinha do Idoso, que permite estacionar nas vagas destinadas a eles. Durante as conversas, também observamos o interesse deles, com perguntas e interação”, assinala.

Durante as conversas, também tem se falado da importância de seguir as regras de trânsito, afim de garantir a preservação da vida, evitar multas e outras consequências. Da mesma forma, é ressaltado a necessidade da implantação das mudanças ocorridas no Município, para facilitar a movimentação de veículos e pessoas.