Esportes e Recreação - Segunda-feira, 02 de Outubro de 2023

Congresso técnico define as fórmulas para o Futsal da Cidade

Dirigentes das equipes estiveram reunidos com o Departamento de Esportes na última sexta-feira (29)

Congresso técnico define as fórmulas para o Futsal da Cidade

O Departamento de Esportes e Lazer reuniu os representantes das equipes que vão participar do Campeonato Municipal de Futsal da Cidade 2023 – Taça Sicredi para realização do congresso técnico. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 29/9, no auditório Ivo José Stein, quando foram definidas as fórmulas da competição.

Ficou acordado que os ginásios onde vão acontecer os jogos serão: José Américo Martins (Zecão), Diomar Olavo de Lima (Fontes) e Paulo Afonso Dias (Farroupilha). Ao todo, 80 times vão disputar o Campeonato, distribuídos em 11 categorias, tanto no feminino e masculino, iniciando na próxima quinta-feira (05).

Na categoria principal, serão 24 equipes, distribuídas em quatro chaves, composta por seis cada, onde se classifica os 4 melhores colocados de cada uma. Apurado os 16 times que passam para a próxima fase, se faz uma classificação geral, onde, em jogo único, se enfrentam: 1º x 16º; 2º x 15º; 3º x 14º; 4º x 13º; 5º x 12º; 6º x 11º; 7º x 10º; e 8º x 9º.

Com 5 times no feminino e 6 no veterano, ambas categorias possuem a mesma regra. Jogam todos contra todos, classificando os quatro primeiros, jogando: (jogo 1)1º x 4º, (jogo 2) 2ºx3º, o vencedor do jg 1 x vencedor do jg 2 fazem a final da categoria.

Nas categorias de base, o fraldinha tem 5 equipes, pré-mirim 6 equipes, mirim 6 equipes e juvenil 6 equipes, onde a fórmula a ser seguida é igual. Todos contra todos, classifica os quatro primeiros, jogando: (jogo 1)1º x 4º, (jogo 2) 2ºx3º, o vencedor do jg 1 x vencedor do jg 2 fazem a final da categoria.

No iniciação, que tem 9 times, serão 2 chaves, uma composta por 5 e outra por 4 equipes. Joga todos contra todos dentro da chave, onde classificam os três primeiros de cada. O enfrentamento da próxima fase fica da seguinte maneira: jogo (1) 2º da chave A x 3º da chave B; jogo (2) 2º da chave B x 3º da chave A. Os vencedores desses confrontos jogam com os primeiros colocados que ficaram na espera, (jogo A) 1º da chave A x venc do jogo 2 e (jogo B)1º da chave B x venc do jogo 1, final da categoria venc jg A x venc jg B.

No infantil, que conta com 7 equipes, também serão 2 chaves, uma com 4 e outra com 3 times, que jogam entre si dentro das chaves, sendo que na primeira, se classificam os três melhores colocados, e na outra, todos já garantem vaga. Na próxima fase, os jogos serão: jogo (1) 2º da chave A x 3º da chave B, jogo (2) 2º da chave B x 3º da chave A,os vencedores desses confrontos enfrentam os primeiros colocados que ficaram na espera, (jogo A) 1º da chave A x venc do jogo 2 e (jogo B)1º da chave B x venc do jogo 1,final da categoria venc jg A x venc jg B.

Já na categoria feminino Sub 12, são 4 equipes, onde jogam todos contra todos e se classificam os três primeiros, sendo que o líder aguarda o confronto entre o 2º e 3º colocados. Os vencedores destes jogos enfrentarão o primeiro colocado da classificação geral da chave, fazendo a final da categoria (1º x venc jg 2º x 3º).

Por fim, no feminino Sub 15 são 3 equipes, que jogam todas contra todas, em turno e returno, sendo que os dois primeiros colocados fazem a final da competição.

As chaves da categoria Principal ficaram distribuídas com as seguintes equipes:

Chave A - ECUPT, Vila Nova, Margem São Bento, Sander, E.C Expedicionário e COHAB

Chave B - Farroupilha, Borrachos, Universidade de Chile, Águia de Fogo, Sporting Park e Padaria do Tio

Chave C - Arsenal, Bom Jesus, ACM Rampanelli, Defensor, Farroupilha/Falamansa Pedras e Boca Juniors

Chave D - River Plate, SRB, Irmandade, DW Pedras, Estudiantes e Santa Bárbara

A primeira rodada do Campeonato Municipal de Futsal da Cidade 2023 – Taça Sicredi acontece nesta quinta-feira, 05/10, no Ginásio José Américo Martins. Os jogos de estreia serão:

19h15min - Boca Juniors x Farroupilha (veterano)
20h15min - ECUPT/Dalla Corte Pedras x Sander F.C (principal)
21h15min - Vila Nova x Margem São Bento (principal)
22h15min - COHAB x E.C Expedicionário (principal)