Defesa Civil - Sexta-feira, 01 de Março de 2024

Defesa Civil recebe recurso para recuperação de danos causados pelas chuvas

Valor de R$ 400 mil será usado na recuperação de estradas rurais e reforma de residências danificadas pela enxurrada

Defesa Civil recebe recurso para recuperação de danos causados pelas chuvas

As fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul em outubro de 2023 causaram estragos em diversas cidades gaúchas, entre elas, Soledade. Devido a isso, foi decretada Situação de Emergência, homologada pelo Governo Estadual e reconhecida pela União. Devido a isso, o Município recebeu R$ 400 mil para recuperação dos danos causados pela enxurrada.

O recurso é oriundo do projeto “Repasse Fundo a Fundo”, lançado em novembro de 2023 pela Defesa Civil Estadual. O valor será utilizado para locação de horas-máquina e outros serviços essenciais para a recuperação de trechos de estradas rurais e reformas em unidades habitacionais danificadas.

Aline Moraes Maciel, coordenadora da Defesa Civil em Soledade, explica que parte deste dinheiro será para o interior. “Será restabelecida a trafegabilidade em vários trechos que apresentam pontos de atoleiros nas comunidades de Passo da Taipa, Rincão dos Coelhos, Rincão do Araçá, Santa Terezinha, Mato Alto, Macieira, Boa União, Posse Generoso, Cascata, Linha Curuçu, São Gabriel, Pontão, São Tomé, Pinhal e Raia da Pedra”, informa.

Na área urbana, as casas que tiveram danos também serão reformadas, com troca de telhado, consertos de paredes e pisos, entre outros. “Importante salientar que este recurso somente pode ser utilizado para as finalidades especificadas no Decreto e no Formulário de Informações de Desastres, registrados e homologados pelos órgãos estaduais e federais”, finaliza.