Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A pauta central girou em torno do planejamento estratégico para o segundo semestre de 2025, visando fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social
Na manhã desta quinta-feira, 24 de julho, o Núcleo de Turismo da Instância de Governança Regional (IGR) Alto da Serra do Botucaraí promoveu uma importante Reunião de Planejamento Regional do Turismo. O encontro aconteceu no Salão Nobre Adão Martins de Freitas, em Soledade, e contou com a presença de gestores públicos dos municípios associados, além de representantes técnicos da área.
A reunião foi conduzida pelo interlocutor regional e secretário municipal de Turismo de Soledade, Eduardo Rotava, e pelas turismólogas Mara Muniz e Carolina Lopes. Estiveram presentes também o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, o secretário-executivo da AMASBI, Rodrigo Trindade, e demais lideranças regionais.
A pauta central girou em torno do planejamento estratégico para o segundo semestre de 2025, com destaque para: Inventariação técnica dos atrativos turísticos; Gestão regional integrada; Qualificação dos produtos turísticos; e Posicionamento da marca da região.
Como encaminhamento, será realizada a atualização do diagnóstico turístico regional, que servirá de base para a elaboração de um portfólio com os principais produtos e atrativos locais. A iniciativa visa fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social nos municípios da região.
Durante o encontro, Eduardo Rotava destacou a importância de os municípios que ainda não estão inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro realizarem o processo de adesão. “Estar no mapa é fundamental para que os municípios possam futuramente acessar recursos e desenvolver políticas públicas voltadas ao setor”, afirmou.
Ele também citou Soledade como exemplo positivo, ressaltando o trabalho que vem sendo desenvolvido na organização e fortalecimento do turismo local. “Temos visitado os pontos existentes, incentivado os empreendedores e promovido capacitações. Além disso, analisamos os locais com potencial e sugerimos estratégias para explorá-los de forma sustentável”, pontua.
Por fim, Eduardo reforçou o convite a quem deseja empreender no setor. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo está à disposição para oferecer suporte técnico aos interessados. O turismo é uma grande oportunidade para movimentar a economia e valorizar as riquezas locais”, finaliza.
.
.
.
.