Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Representantes do segmento entregaram os dados contábeis que demonstram as dificuldades enfrentadas após as tarifas impostas pelo EUA.
Na tarde desta segunda-feira, 29/9, representantes do Executivo Municipal, do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa participaram de uma reunião no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Porto Alegre. O encontro contou com a presença do diretor-presidente da instituição, Ranolfo Vieira Júnior, e teve como pauta principal a situação do setor de pedras preciosas de Soledade.
Na oportunidade, os representantes do segmento entregaram os dados contábeis que demonstram as dificuldades enfrentadas após as tarifas impostas pelos Estados Unidos. Conforme levantamento apresentado, apenas no primeiro mês após o aumento das tarifas, as exportações caíram cerca de 30%, impactando diretamente a economia local.
A agenda foi um desdobramento da reunião realizada na última semana na Assembleia Legislativa, durante encontro da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Gustavo Victorino (Republicanos). O diretor-presidente do BRDE recebeu as reivindicações, destacou compreender a gravidade da situação e afirmou que o banco irá avaliar de que forma poderá contribuir para auxiliar o setor.
O prefeito Paulo Cattaneo ressaltou a importância da mobilização conjunta. “Nosso município tem no setor de pedras preciosas uma de suas principais atividades econômicas. Estamos buscando, junto às instituições financeiras e ao Governo do Estado, alternativas que possam minimizar os prejuízos e dar condições para que as empresas atravessem esse momento difícil”, destacou.
Além do prefeito, também participaram da reunião o vice-prefeito Jonas Morais, o presidente do Legislativo, Diego Vidaletti, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Eduardo Rotava, o secretário da Agricultura, Flávio Knopf, o presidente da Appesol, Marco Antonio Rodrigues de Oliveira, Récio Cappelari, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e o deputado estadual Guilherme Pasin (PP).
.
.
.
.