Administração - Quinta-feira, 07 de Junho de 2018

ATIVIDADES MOVIMENTAM A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Uma série de atividades marcou as comemorações da Semana do Meio Ambiente em Soledade. Na segunda-feira (4), a engenheira agrônoma e diretora do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Caroline Leite, realizou palestra para os alunos da escola EMEF Dr. José Atílio Vera, sobre Leis Ambientais. No dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu a inauguração do Recanto Nativo de propriedade de Maria Antônia, com a turma do terceiro ano da escola estadual São José, e as professoras Nubia, Deise, Secretária de Educação Municipal Ádria Brum de Azambuza, quando foi percorrida uma trilha ecológica, sendo mostradas as árvores nativas e exóticas, bem como os elementos água, terra, fogo e ar. A atividade contou com a presença do prefeito Paulo Cattaneo, da Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Caroline Leite, Fiscal Ambiental Maria José e da Coordenadora da COMDEC (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil), Aline Maciel. Já na quarta-feira (6), ocorreu o lançamento do Projeto Recuperação das Nascentes do Município de Soledade, na Câmara de vereadores. O evento foi organizado pela seguinte equipe Executora: -Darlan dos Santos Oliveira (CORSAN) - Roberto Coletti (UERGS) - Douglas pessoa (UERGS - Alessandro Gasparin (STR) - Caroline Teixeira Leite (Departamento do Meio Ambiente) - Daniela Mueller de Lara (UERGS) - Marta Martins Barbosa Prestes Parcerias Institucionais: Universidade estadual do Rio Grande do Sul -UERGS Companhia Riograndense de saneamento -CORSAN Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente -COMDEMA Departamento Municipal do Meio Ambiente de Soledade Sindicato dos Trabalhadores Rurais- STR O projeto visa a recuperação e preservação dos mananciais hídricos de Soledade, através da participação de diversos segmentos da comunidade soledadense, envolvendo projetos paralelos de educação e conscientização ambiental. Na oportunidade as lideranças presentes se propuseram a apoiar e integrar o projeto, na mesma linha de pensamento a vice-prefeita e secretária da Indústria Comércio Serviços e Turismo, Marilda Borges Corbelini, representando o prefeito Paulo Cattaneo, manifestou apoio por parte da Administração Municipal para as iniciativas de proteção e preservação ambiental. O evento teve participação da direção, professores e alunos da escola EMEF Joaquim Floriano Pinto do Espraiado. Na conclusão dos trabalhos, foram elencadas sugestões e ações a serem desenvolvidas nos próximos meses, entre elas a da realização de uma nova reunião com a comunidade, para apresentação e divulgação do projeto. Fechando as atividades da Semana do Meio Ambiente, foram realizadas palestras na APPESOL, e na EMEI Cezar Santos Ortiz.