Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 01 de Outubro de 2013

Agente de Desenvolvimento do Município recebe capacitação

O diretor do Departamento de Micro e Pequena Empresa e Agente de Desenvolvimento Local, Cláudio Balastrelli, vinculado a Secretaria da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, participou do curso de capacitação de Agente de Desenvolvimento, previsto na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, nos dias 24 e 25 de setembro passado, no Município de Passo Fundo. O Agente de Desenvolvimento Local terá a responsabilidade de implementar os artigos contidos na Lei Geral das MPEs no Município através da articulação de ações de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial, praticando atividades locais ou comunitárias, de forma individual ou em grupo, sempre com foco na implementação da Lei.  Segundo Cláudio Balastrelli, a capacitação foi de suma importância para o desenvolvimento de suas atividades a frente do Departamento, tendo em vista que o conhecimento adquirido será colocado em prática e a disposição da comunidade, através da facilitação para a abertura e estimulo as MPEs, que representam 51,6% da força de trabalho urbana no setor privado do País, enfatizou. O diretor destacou ainda sobre importância da implantação da Sala do Empreendedor, que deverá ser viabilizada até o final de 2013, local onde o empresário irá regularizar suas atividades e ter o acesso facilitado à informação, orientação, qualificação e demais serviços. A secretária da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Marilda Borges Corbelini, ratificou a importância da implantação da Sala do Empreendedor no Município, como mola propulsora da economia local. Conforme a Secretária, o Município está atuando em todos os setores econômicos, seja na atração de novas indústrias ou apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais. “Nenhuma empresa nasce grande, todas as grandes empresas começam pequenas. Soledade tem grandes empreendedores, basta cada um fazer a sua parte para que no futuro se transformem em grandes empresas”, disse Marilda. Conforme a secretária, o Município já está incentivando diversas pequenas empresas, como por exemplo, as empresas do setor pedrista associadas a APPESOL, que terão o apoio de 25% do valor do estande na Feira Soledade é Joia, subsidiado pelo Município, que tem como objetivo estimular as vendas de seus produtos e, com isso, gerar mais renda e novos postos de trabalho. Finalizando o Prefeito Municipal, Paulo Ricardo Cattaneo, destacou a importância das micro e pequenas empresas no desenvolvimento do Município. “Nossa gestão será de implementação de fato da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Município. Vamos fomentar os pequenos negócios, para que os nossos empresários tenham oportunidades reais de expansão. São as micro e pequenas empresas que movimentam a economia local, sendo assim, criar condições para que os pequenos negócios se fortaleçam é o melhor caminho para gerar um ciclo de prosperidade no Município”, conclui o Prefeito.