Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2013

Ferrovia Norte/Sul foi tema de discusão em Cachoeira do Sul

Prefeitos de sete municípios estiveram reunidos na manhã de sexta-feira (07/12), para a discussão e formatação de uma mobilização regional para que o traçado da Ferrovia Norte Sul possa contemplar municípios da região oeste do RS, entre eles Soledade. A reunião realizada na Sociedade Rio Branco, em Cachoeira do Sul, foi organizada pela Prefeitura Municipal daquele município. Participaram da reunião representantes dos municípios de, Canguçu, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Novo Cabrais. A região do Alto da Serra do Botucaraí, esteve representada pelos prefeitos, Rení Giovanaz (Gramado Xavier), Gelson Renato Cainelli (Soledade), pelo atual prefeito Ivo Fachi e pelo eleito Jarbas Cagliero, do município de Barros Casal. O encontro também contou com a participação da Deputada Estadual, representante da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, que estuda a viabilidade da ferrovia no RS, Zilá Breitenbach (PSDB). Durante o encontro,  foi realizada uma explanação do Estudo de Viabilidade Técnica, que está sendo desenvolvido pelo Governo Federal, através da empresa estatal VALEC. Após, os gestores discutiram a importância da ferrovia para os municípios que estão pleiteando ter um trecho da Norte/Sul e a deputada Zilá fez um breve relatório dos trabalhos que foram desenvolvidos pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, que estuda a viabilidade da ferrovia. Entre as principais atividades, destacou as  audiências públicas realizadas em diversos municípios. Em  Soledade o encontro aconteceu em 27 de novembro de 2009. Ao fazer uso da palavra o Prefeito de Soledade, Gelson Renato Cainelli, destacou que a união dos municípios é de grande importância para a consolidação deste projeto e que a ferrovia pode significar grandes avanços sociais e econômicos para os municípios em que a Norte/Sul passar. “Estamos dando o primeiro passos, mas agora é preciso ousadia para dar continuidade a esta luta. A mobilização política neste momento é de grande importância para que possamos lograr êxito neste objetivo. Soledade, assim como os demais municípios do Alto da Serra do Botucaraí serão sempre parceiros nesta demanda, pois desde já sabemos dos inúmeros benefícios que esta ferrovia pode trazer para a nossa região.” afirmou. Cainelli disse acreditar que  o Prefeito eleito, Paulo Ricardo Cattaneo, estará atento a situação, pois mesmo com a transição de governo, esta luta é do município de Soledade, independente de bandeira partidária, e  que tem certeza que a futura administração de Soledade irá conduzir muito bem este projeto. DEFINIÇÕES Após mais de duas horas de reunião, ficou definido que primeiro o passo será  a realização em Soledade, em data a ser definida, de uma audiência pública com a coordenação da Frente Parlamentar Ferrosul, da Assembleia Legislativa. O objetivo é buscar apoio dos segmentos econômicos e políticos para que o projeto Norte/Sul, do Governo Federal, contemple municípios da área central do RS. Após os debates, ficou decidido de forma unanime  entre os gestores,  que o trecho a ser defendido será defendido será o seguinte:  Erechim - Passo Fundo – Soledade – Cachoeira do Sul – Canguçu – Pelotas – Rio Grande.