Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 22 de Agosto de 2012

Cidade limpa depende de cada cidadão

Seja um cidadão consciente preserve o Meio Ambiente praticando os três ‘erres’: o primeiro R, de REDUÇÃO, que recomenda evitarmos a aquisição de produtos desnecessários; o segundo R, o da REUTILIZAÇÃO, que sugere que  reaproveitemos as embalagens, plásticos e vidros, e outros materiais, por fim o terceiro e último R, o de RECICLAGEM. Temos que ter responsabilidade com o destino correto do lixo (resíduo). Antes de colocar o lixo na rua devo pensar em: Onde eu devo colocar? Em lixeiras adequadas. Quando eu coloco? Nos horários e datas em que o caminhão irá passar para fazer o recolhimento. Como eu devo colocar? Em embalagens próprias para o seu armazenamento e bem acondicionadas. Lembramos que o resíduo da área central é retirado todos os dias a partir das 05:45, iniciando a coleta na Zarmoto e passando no centro às 09:00, assim os resíduos devem ser colocados pouco antes da passagem do caminhão. Nos domingos, não há coleta e o lixo deve ficar armazenado nas residências ou lixeiras até o dia da coleta, nunca na rua. A coleta nos bairros tem recolhimento diferenciado: - Nas 2ª, 4ª e 6ª feiras nos Bairros: Expedicionário, Missões e Botucaraí - Nas 3ª, 5ª e Sábado nos Bairros: Ipiranga, Fontes e Farroupilha. Solicitamos que os moradores observem os horários e dias em que os caminhões fazem o recolhimento dos resíduos e não os coloquem após a sua passagem para evitar que os animais rompam as embalagens deixando-os espalhados pelas ruas, provocando mau cheiro e causando transtornos para toda a população.  O comércio também deve se engajar no cuidado com os horários de coleta do lixo. Não colocando lixo nas ruas fora do horário de coleta e fora das lixeiras. Lembramos que a responsabilidade dos resíduos é de quem o produz. Vamos deixar a cidade limpa, só depende de você!!!!   Um lembrete do Departamento Municipal de Meio Ambiente!!!