Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 29 de Maio de 2012

Convênio entre Governo do Estado e Prefeitura garante calcário para o campo

O Governo do Rio Grande do Sul lançou oficialmente o Programa Estadual de Correção de Acidez do Solo. O evento foi realizado na Praça Júlio de Castilhos, em Barros Cassal com os pronunciamentos do Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, do Prefeito de Barros Cassal, Ivo Fachi e do Governador do Estado, Tarso Genro. As falas foram encerradas pelo depoimento do agricultor local Etelvino Barzotto, que narrou um encontro dele com o então Ministro Tarso: “O que vocês precisam? Ele perguntou e eu pensei em todos os agricultores, lembrei do nosso solo fraco e pedi pra ele a correção dos solos. Nós esperamos e hoje vemos aqui o governador cumprindo o que prometeu, ele trouxe o que pedimos. Eu posso dizer que não só eu, mas todos estão muito felizes com a vinda deste programa para região”. Em seguida, foram assinados os convênios com os municípios das regiões Centro Serra, Alto da Serra do Botucaraí, Central, Sudoeste e Fronteira Oeste. Edson Ivo Stecker, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente assinou o documento que estabelece o repasse de R$ 60.000,00 em verbas para aquisição de calcário para Soledade. “Já é hábito do produtor rural soledadense realizar a análise de solo, assim a calanagem (aplicação de calcário) é realizada de forma eficiente e etiva, neutralizando a acidez e em consequência, aumentando a produtividade”, destacou Edson. Mainardi lembrou que o benefício atenderá agricultores que dependem da terra para sobreviver. Tarso afirmou que o programa vem para suprir as necessidades dos produtores rurais que trabalham na terra e tiram dela o seu sustento e o sustento de suas famílias. O Governador afirmou ainda que regiões deprimidas como a do Alto da Serra do Botucaraí, com índice de desenvolvimento humano abaixo da média do Estado, pedem atenção do Governo. Bem como o acompanhamento sistemático para o atendimento das principais demandas. “E o calcário é uma delas”, finalizou. O evento contou ainda com um almoço de confraternização, no Salão Paroquial da Igreja Católica, e com um Seminário Explicativo, abordando os aspectos técnicos, administrativos e legais do Programa. A iniciativa O Programa de Correção de Acidez de Solos vai atender 104 municípios gaúchos e prevê a distribuição de 15 toneladas de calcário por propriedade rural, beneficiando mais de 10 mil agricultores e corrigindo quase 42 mil hectares de terra. Através da Seapa, o Governo do Estado repassará o montante total de R$ 6 milhões que, divididos entre as localidades, permitirá a aquisição de cerca de 160 mil toneladas do mineral. Os resultados serão monitorados pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, que fará a coordenação técnica do programa. Os dados apurados serão subsídios para a segunda etapa, prevista para o próximo ano. Os Reflexos no Município “Após a assinatura do convênio, foram definidas junto ao Prefeito Gelson Renato Cainelli, as estratégias para distribuição do benefício”, esclareceu Edson. “Serão atendidas às áreas de agricultura e pecuária familiar, bem como da bacia leiteira. A distribuição seguirá critérios pré-definidos, que devem abranger desde a extensão cultivada até a ausência de débitos tributários junto ao Administrativo Municipal”. O Secretário informou ainda que haverá processo licitatório para a aquisição do calcário e que o período de entrega ainda não foi definido. Entenda Melhor Muitos dos solos gaúchos são ácidos. Apresentam grande concentração de hidrogênio e/ou alumínio. Isso causa a diminuição da disponibilidade de nutrientes e traz prejuízos com o baixo rendimento das culturas. Com a correção adequada, vários benefícios são obtidos. E a combinação deles faz aumentar a produtividade. Veja algumas das vantagens proporcionadas pela aplicação do calcário: Eleva o pH do solo, reduzindo a acidez, fornece cálcio e magnésio como nutrientes, elimina os efeitos tóxicos do alumínio, diminui a "fixação" de fósforo, aumenta a disponibilidade do PK, cálcio, magnésio, enxofre e molibdênio no solo, aumenta a eficiência dos fertilizantes tanto químicos como orgânicos, aumenta a atividade biológica do solo e a liberação de nutrientes, tais como nitrogênio, fósforo e boro, pela decomposição da matéria orgânica e, em solos ricos em manganês (Mn), reduz as quantidades excessivas deste elemento presentes na solução do solo, além de aumentar a produtividade das culturas como resultado de um ou mais dos efeitos anteriormente citados. A correção permite o aumento de produtividade nas culturas de grãos, com resultados ainda melhores se combinados à adubação correta. No caso da forragem de pastagens naturais, a aplicação de calcário e fertilizante fosfatado solúvel, juntamente com a introdução de espécies forrageiras de maior potencial de produção, melhoram o campo nativo, aumentando o retomo econômico por área,diminuindo a idade de abate dos animais e melhorando a qualidade da carne.