Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2012

Vizzoto participa de encontro com Governador do Estado que anuncia ações do plano de combate à seca

Vizzoto participa de encontro com  Governador do Estado que anuncia ações do plano de combate à seca

O Governador Tarso Genro, acompanhado pelos Ministros da Agricultura, da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário, Secretários Estaduais, Deputados Federais e Estaduais visitou o município de Jóia, no noroeste do Estado, no sábado, 14 de janeiro. Durante a visita, Tarso esteve em uma propriedade rural no interior do município onde observou as perdas causadas pela seca para a agricultura e pecuária familiar. O Governador destacou que nos próximos dias deverão ocorrer reuniões visando definir ações emergenciais de atendimento aos municípios e também acertar o início das discussões sobre questões estruturais de atendimento aos municípios atingidos pela seca. Tarso e sua comitiva, após visitarem a propriedade, se dirigiram à Câmara de Vereadores de Jóia, onde Prefeitos de todo o Estado aguardavam o anúncio das ações previstas no plano de combate a seca no RS. Após ouvir as reivindicações dos Prefeitos, Vereadores e Representantes Sindicais, Tarso anunciou que entre as ações emergências estão à distribuição de água, cestas básicas e remédios, além da perfuração de poços e da recuperação de açudes. Entram no pacote diferentes modalidades de refinanciamento de dívidas dos agricultores, além de ações que ainda estão sendo analisadas pelo Governo do Estado e que poderão ser implantadas para atender os municípios. Os Ministros presentes destacaram a parceria estabelecida entre os Governos Estadual e Federal visando atender com agilidade os municípios atingidos pela seca. Já Ivar Pavan, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo ressaltou que os recursos para o atendimento aos municípios até o momento são de R$ 54.000.000,00 sendo que R$28.000.000,00 são recursos vindos do Governo Federal e R$ 18.000.000,00 já estão á disposição do Governo do Estado. Tarso encerrou a reunião agradecendo aos presentes pelos apontamentos levantados: “É de extrema importância esta integração de Governos, pois todos os presentes têm responsabilidade e envolvimento com a situação de seca enfrentada no Estado”. Estão previstas reuniões no Palácio do Piratini para a estruturação de um plano de ações continuadas para atender os municípios gaúchos afetados pela seca. Durante o encontro, Tarso recebeu o Prefeito em exercício de Soledade, Luís Carlos Vizzoto que entregou ao Governador os documentos que demonstram as perdas no município causadas pela forte estiagem. Vizzoto destacou a importância do encontro: “Esta é uma oportunidade valiosa de aproximação dos municípios com os Governos Estadual e Federal”. Quanto ao pacote anunciado, Vizzoto concordou com os demais Prefeitos: “As ações imediatas atendem de forma satisfatória as necessidades mais urgentes e imediatas dos municípios atingidos”. Mas destacou também a necessidade de um plano continuado de ações de assistência bem como preventivas contra estiagens prolongadas e secas no Estado do Rio Grande do Sul. Também participaram do encontro, representantes da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí - AMASBI. O presidente da associação, Rení Giovanaz, destacou que a entidade encaminhará ao Governo do Estado os demonstrativos da região. Os indicativos contêm apontamentos referentes os prejuízos e perdas, além da documentação que expõe as demandas regionais para o atendimento dos municípios afetados.