Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 10 de Janeiro de 2012

Soledade decreta situação de emergência devido a seca

O município de Soledade decretou situação de emergência devido à estiagem prolongada. A assinatura do decreto ocorreu na tarde desta quinta-feira, 5 de janeiro, no Gabinete do Prefeito Municipal Gelson Renato Cainelli. Participaram da reunião de assinatura do decreto, representantes de instituições financeiras, sindicatos, EMATER, cooperativas, e também secretários municipais. Durante o encontro os presentes debateram e relataram sobre os graves danos causados pela seca enfrentada no município. Segundo o prefeito municipal a decretação de situação de emergência se deu, devido aos fortes efeitos da estiagem no município desde o mês de outubro de 2011, gerando diversos prejuízos econômicos e sociais no município, especialmente da área rural. Cainelli também destacou que a ocorrência de estiagem prolongada na área rural ocasionou diminuição , da capacidade de exploração de água e perdas na criação de gado leiteiro e de corte, e na agricultura especialmente para os produtores de milho.  “Decretamos a situação de emergência para conseguir ajuda do Governo Federal e Estadual, pois a agricultura e a pecuária são setores de extrema importância para o município, e se a estiagem se prolongar, os danos para a economia do município serão irreparáveis” afirmou o Gestor Municipal. O decreto assinado será enviado à defesa civil estadual,  juntamente com levantamentos técnicos realizados pela EMATER e pela Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente. Incialmente o prazo de vigência do decreto é de 90 dias podendo ser prorrogado até 180 dias.