gabinete - Quarta-feira, 21 de Junho de 2023

Prefeitura, Emater e UPF levam orientações para produtores rurais

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Soledade, Emater/RS-Ascar e a Universidade de Passo Fundo (UPF), estudantes do VII Nível de Medicina Veterinária estiveram visitando a propriedade de Salzano, na comunidade de Santa Terezinha.

Prefeitura, Emater e UPF levam orientações para produtores rurais

Por Keili Camargo

Foto: Divulgação

A visita faz parte do projeto “Desenvolvimento Rural Sustentável e Sucessão Familiar”, coordenado pelo professor Me. João Ignácio do Canto, das disciplinas de Extensão Rural e Reprodução de Bovinos de Leite da UPF. A iniciativa tem o intuito de levar orientações e tomar conhecimento das demandas de pequenos e médios produtores de leite.

“Nosso foco é levar suporte e instruções aos produtores, tratando sobre temas importantes nas propriedades, como o diagnóstico geral reprodutivo do rebanho, as metodologias para melhoramento genético dos animais, acasalamento, inseminações, questão de planejamento de forrageiro para reduzir o custo de produção e aumentar a eficiência econômica da família. Tudo isso proporciona maior conforto financeiro e estimula a sucessão familiar”, afirma Canto.

Outro objetivo do projeto é entender as principais demandas do campo e levá-las para discussão através da UPF, como destaca o professor. “Nós ouvimos as principais dúvidas e necessidades, levamos para a Universidade e discutimos soluções para resolvê-las. Nós queremos fortalecer os produtores, reduzir custo de produção e aumentar a eficiência econômica da família nas diferentes cadeias produtivas, mesmo que haja mais de uma”.

Para fortalecer o trabalho na região, segundo João Ignácio, a Universidade de Passo Fundo está trabalhando em um convênio junto à Prefeitura de Soledade, afim de aproximar ainda mais a instituição e o município. “A nossa ideia é promover eventos em parceria com lideranças do agronegócio, como as cooperativas e sindicatos, para divulgarmos e levantarmos demandas de campo da região, principalmente quanto à cadeia produtiva dos pequenos e médios produtores de leite”, complementa o professor lembrando que as visitas são muito importante na formação acadêmica dos alunos, porque estão expostos à realidade de campo e, em breve, estarão envolvidos como futuros médicos veterinários nas diferentes regiões.