Saúde - Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024

Soledade terá Centro de Atendimento em Saúde voltado aos Autistas

Local será destinado ao atendimento e tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de diagnóstico de autismo

Soledade terá Centro de Atendimento em Saúde voltado aos Autistas

Soledade é um dos 28 municípios gaúchos que passam a contar com Centros de Atendimento em Saúde (CAS TEAcolhe) voltados às necessidades específicas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta segunda-feira, 05/2, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite fez a assinatura dos convênios.

A prefeita Marilda Borges Corbelini, que na solenidade representou os demais gestores, fez uso da palavra e destacou a importância do programa. “O Transtorno do Espectro Autista é uma realidade que vem crescendo em todos os nossos Municípios. Por isto, ter um local para receber e oferecer o tratamento adequado é fundamental”, assinala a gestora.

A secretária da Saúde, Edinara França, pontua que Soledade será referência para os 14 municípios que compõe a 19ª região de saúde do Estado. “Os centros são destinados ao atendimento e tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de diagnóstico de autismo regulados pelo Estado do Rio Grande do Sul”, explica a secretária.

O Programa TEAcolhe foi lançado pela Secretaria Estadual da Saúde em 2021 e hoje representa uma retaguarda assistencial e de suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios por meio dos centros macrorregionais de referência. Os centros regionais, por sua vez, são destinados ao atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, definidos por protocolo previamente estabelecido.