Educação - Quinta-feira, 20 de Abril de 2017

T.I da Prefeitura de Soledade é reconhecido como case de sucesso por empresa internacional

Implantado durante a Gestão Cattaneo, o Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Soledade, vem resolvendo problemas antigos enfrentados pelas administrações passadas nos sistemas internos devido ao aumento na demanda por serviços online. Por isso, o T.I é responsável pela criação e gestão dos sistemas internos relacionados a todos os departamentos, como Protocolo, Saúde, Educação, Assistência Social, Administração, Jurídico, entre outros. O departamento era dividido entre os segmentos de hardware, software e rede. Em 2014, foi criado o setor de desenvolvimento e criação de sistemas web, influenciado pela demanda crescente. Atualmente, existem mais de 20 sistemas internos, desenvolvidos exclusivamente para uso na Prefeitura, e também sistemas públicos, para uso dos funcionários e cidadãos. A empresa Hostgator, responsável pelo servidor dedicado da prefeitura municipal publicou uma matéria especial em seu blog, sobre o departamento de TI da Prefeitura Municipal de Soledade, veja na integra (http://blog.hostgator.com.br/como-um-servidor-dedicado-resolveu-o-problema-de-lentidao-nos-sistemas-internos-da-prefeitura-municipal-de-soledade/). O responsável pelo Departamento de TI, José Giovanoni Netto, e o Técnico em Informática, João Lucas Goergen, juntamente com a Administração, optaram pela contratação de um servidor dedicado, de nível básico. A razão da escolha foi o baixo custo e a possibilidade de migração para um plano mais robusto, caso fosse necessário. O TI da prefeitura atualmente é formado pelo diretor José Giovanoni Netto, João Lucas Goergen, Gabriel Trindade e Gabriel Roggia Faoro.