Educação - Terça-feira, 19 de Abril de 2016

Formação permanente da Educação Infantil é realizada no auditório Ivo Stein

Os trabalhadores municipais da Educação Infantil reuniram-se neste sábado, 09/04, em grande presença, para participarem do primeiro encontro da Formação permanente da Educação Infantil. A palestrante foi a professora da UPF Márcia Scortegagna Pereira, Coordenadora Pedagógica de uma escola particular de Passo Fundo. As famílias têm, historicamente, modificado sua apresentação e estruturação social ao longo das gerações. Em consequência disso e de outros fatores, os alunos têm diferentes necessidades, cada vez mais complexas, e os educadores precisam acompanhar esta dinamização da sociedade. Dessa forma, a formação permanente é um grande desafio aos educadores, escola e gestores, no sentido de que deve ser trilhado um caminho contínuo e bem definido em seus objetivos, visando atender às necessidades do alunado e das famílias. A formação permanente da educação infantil estruturada para o ano de 2016, vem complementar aquela iniciada nos anos anteriores pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, na Gestão “Terra de Gente Preciosa”, tendo sido tratadas diversas temáticas, mas o foco foram as rotinas e a organização metodológica na educação infantil, assuntos que são muito pertinentes, pois fazem parte do cotidiano escolar e influenciam diretamente na vida dos sujeitos que ali estão em contínua formação. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é crucial na vida dos educandos e marca profundamente nos aspectos emocional, cognitivo, social, dentre outros.